STF decide sobre tributação de farmácias de manipulação

6 de agosto de 2020 às 14:43

Em decisão recente, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que farmácias de manipulação devem pagar sim, ISS e ICMS. No entendimento da Suprema Corte, o imposto municipal incide sobre os produtos manipulados sob encomenda e o estadual, sobre os vendidos nas prateleiras.

O tema, que foi julgado com repercussão geral conhecida, foi levado ao STF por um recurso do Estado do Rio Grande do Sul (RE 576967). Nele, o governo gaúcho recorreu de decisão do STJ em que ficava determinada a incidência exclusiva do ISS sobre ambos os tipos de produto. 

O ministro Dias Toffoli se apoiou no artigo 155, inciso II, da Constituição de 1988, pelo qual ficam os estados responsabilizados por instituir e cobrar o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias, para proferir sua decisão. Assim, um medicamento que já chega pronto à prateleira das farmácias de manipulação estaria sujeito ao ICMS.

O entendimento do STF vai ao encontro de um tema em tramitação há mais de 20 anos, a tributação de softwares. Nele, a discussão é acerca das transferência de dados digitais serem tributadas pelo ISS ou por ICMS, dependendo da sua categoria — também “de prateleira” e sob encomenda.

O julgamento sobre o tema, previsto para o dia 24 de abril deste ano, foi adiado devido a pedido de vista. O entendimento referente às farmácias de manipulação, entretanto, pode ser um indicativo do posicionamento do STF.

.

Gostou da notícia? Assine nosso newsletter e receba o melhor da Dr. Fiscal diretamente em seu e-mail!

compartilhe
Escrito por
Dr Fiscal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Relacionados
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });