Sobre nós

A Dr. Fiscal surgiu do GFBR – Grupo Fiscal do Brasil, conglomerado de empresas com mais de 15 anos de experiência na área fiscal e tributária. Os seus fundadores identificaram que, dos 4 trilhões de créditos a recuperar, boa parte se encontrava nas micro e pequenas empresas. A partir disso, foi fundada a Dr. Fiscal: empresa focada em melhorar a saúde tributária e fiscal das empresas.

A Dr. Fiscal é uma plataforma tecnológica criada para empreendedores que possuem negócios no Regime de Tributação do Simples Nacional. Nossa estrutura de regras fiscais, formatadas em uma modelagem de algoritmo, possui 5 milhões de regras fiscais e mais de 32 milhões de produtos cadastrados.

Isso permite aos empresários do Simples Nacional a correta emissão das suas NFs e também a acuracidade no pagamento dos tributos, evitando riscos com a fiscalização. Com mais de 7 milhões de empresas optantes pelo regime, nosso negócio tem demonstrado êxito em todo o mercado brasileiro.

Conveniência e Revendedores

As lojas de conveniência, comumente relacionadas a postos de gasolina, possuem um vasto mercado de atuação. Esse tipo de estabelecimento, com foco em fornecer um mix completo de itens do cotidiano do consumidor, pode ser instalado em locais como aeroportos e hotéis, por exemplo. Com horários de funcionamentos estendidos, estes empreendimentos se fortalecem com parcerias e crescem ano após ano. De acordo com a Associação Nacional das Distribuidores de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniências, o faturamento dessas lojas foi de R$ 7,4 bilhões, em 2017. 3,2% acima do índice do ano anterior.

Segundo a associação, qualidade, variedade das ofertas e eficiência operacional são aspectos importantes na gestão da categoria. Entre as tendências, está a maior oferta de alimentos saudáveis e frescos, programas de fidelidade e utilização de tecnologia. O setor tem pela frente inúmeros desafios, como o aumento da eficiência, redução de preços e aprimoramento na gestão do negócio. Diante de uma constante busca por redução nos preços, fica evidente também a necessidade de cuidado com o setor fiscal e tributário.

Devido à grande variedade de itens, é preciso cuidado na identificação e recolhimento de cada tributo, a fim de evitar pagamentos indevidos e multas.

A Dr. Fiscal, empresa especialista em negócios do Simples Nacional, possui soluções específicas para lidar com demandas de negócios de revenda e conveniência. Nossa estrutura de regras fiscais possui hoje 5 milhões de regras fiscais e mais de 32 milhões de produtos, permitindo aos empresários do Simples Nacional a correta emissão das suas NFes e também a precisão no pagamento dos tributos, evitando riscos com a fiscalização.

Farmácias e Perfumarias

Segundo dados do Conselho Federal de Farmácia, temos hoje, no Brasil, 82.617 farmácias e drogarias privadas.

Atualmente, o negócio não é mais restrito ao comércio de medicamentos. Além da manipulação de fórmulas, farmácias e drogarias ampliam seu faturamento oferecendo também produtos de bem-estar e beleza, bem como prestando serviços relacionados. Tudo isso gera um grande potencial, agregando valor ao negócio.

O setor avança, apoiado pela importância dos medicamentos, que são priorizados frente a outros bens de consumo. Os investimentos em novas tecnologias e em inovações dão força para o crescimento do segmento, enquanto fatores como o envelhecimento da população e a estabilidade econômica impulsionam o aumento no faturamento.

Apesar do grande potencial do mercado, há também forte concorrência no setor. Diante disso, é fundamental que os empresários invistam na gestão de seus negócios e principalmente no planejamento tributário de suas farmácias, drogarias e perfumarias. O auxílio de consultores especializados facilita a utilização de benefícios fiscais e a proteção da empresa em relação a multas e a erros tributários.

A equipe Dr. Fiscal possui profissionais especializados neste setor. Com auxílio de uma plataforma tecnológica completa, processamos eletronicamente a base de produtos, adequando as NCMs de todos os itens, mitigando erros fiscais e tributários.

Bares e Restaurantes

Segundo dados do IBGE, o brasileiro gasta em média 25% de sua renda mensal em alimentação fora de casa. O setor tem apresentado crescimento, impulsionado por grandes eventos, pelas novas tecnologias e por tendências, como as refeições rápidas e as redes de alimentação saudável.

Estima-se que, no Brasil, existam cerca de 1 milhão de negócios relacionados ao setor, muitos ainda na informalidade. Trabalhar no ramo da alimentação não é nada simples. Além de demandas como operação, marketing e atendimento ao público, os pequenos e médios empresários se deparam também com a burocracia e com a complexa carga tributária que recaem sobre seus negócios.

A Dr. Fiscal sabe que qualquer descuido pode ser fatal para os pequenos e médios negócios, por isso oferecemos amplo suporte aos empresários. Fazemos um cuidadoso diagnóstico tributário, revisando os últimos 60 meses da escrituração fiscal da empresa, a fim de garantir segurança contábil e para recuperar valores. Após isso, realizamos o planejamento tributário, analisando qual o melhor e mais econômico regime de tributação.

Revenda de Autopeças

O setor de autopeças no Brasil, que envolve os produtos utilizados pela cadeia automotiva e pela indústria de tratores, máquinas agrícolas e motocicletas, tem surpreendido positivamente. O mercado cresce em capitais, mas também em cidades do interior do país. As vendas também sobem, sustentadas pelo investimento em tecnologia, como o comércio eletrônico.

De acordo com levantamento do e-Bit, a categoria de acessórios automotivos ocupou a 10ª colocação no e-commerce nacional no primeiro semestre de 2017. Conforme o envelhecimento da frota brasileira, cresce a demanda por autopeças e o negócio tende a se desenvolver. Entre os desafios que afetam as pequenas e médias empresas desse segmento estão: a dificuldade de acesso à capital; o custo logístico e de infraestrutura; e a alta carga tributária incidente sobre os produtos. Para garantir a sustentabilidade do negócio, é fundamental que as pequenas e médias empresas realizem um planejamento financeiro e fiscal eficiente.

A Dr. Fiscal possui cases de sucesso em negócios de revenda de peças automotivas. Nossa equipe especializada elabora um diagnóstico tributário, a fim de conhecer melhor o negócio e recuperar créditos. Posteriormente, realiza-se também um planejamento tributário, a fim de definir qual o melhor regime de tributação para aquela empresa.

Mercado, Minimercado e Padarias

O pequeno varejo relacionado à alimentação e à conveniência vem ganhando cada vez mais força no Brasil. Uma pesquisa da Kantar Worldpanel mostrou que o fator proximidade é o que mais impacta na hora da escolha do canal de compra pelo consumidor. Atualmente, o comércio de bairro, personalizado e ágil, vem ganhando espaço. Isso é percebido também pelo fato de que grandes redes de supermercados têm investido em unidades reduzidas.

De acordo com dados divulgados pelo SEBRAE, o varejo alimentar de autosserviço é considerado o segundo maior segmento em número de pequenos negócios: cerca de 416 mil. Representando 6% do PIB do país e respondendo por 35% das vendas do setor supermercadista, este setor é muito significativo para a economia nacional.

Apesar do enorme potencial dos mercados, minimercados e padarias, muitas empresas do segmento enfrentam inúmeros desafios. Estes estão relacionados, principalmente, à profissionalização do negócio, ao acompanhamento de métricas e à complexa burocracia.

A Dr. Fiscal possui uma equipe especializada e preparada para atender às demandas tributárias do setor. Em um primeiro instante, realizamos um diagnóstico tributário completo, contemplando os últimos 60 meses da escrituração fiscal da empresa, para garantir segurança contábil e recuperar valores. Após isso, reprocessamos eletronicamente toda a base de produtos vendidos em uma estrutura que hoje possui 5 milhões de regras fiscais e mais de 32 milhões de itens. Isso nos permite entregar a correção da base cadastral, adequando as NCMs de todos os itens e prevenindo erros fiscais e de tributação.

Materiais de construção, elétrico e hidráulico

De acordo com o Sebrae, as lojas de materiais de construção representam o terceiro maior segmento do varejo em número de empresas, com quase 270 mil pequenas lojas em todo o Brasil. Para competir com as grandes redes, os pequenos negócios podem investir no atendimento personalizado e fechar parcerias para obter vantagens em preços.

O desempenho do setor é muito atrelado ao desempenho da economia, porém, possui oportunidades mesmo quando o mercado imobiliário está desaquecido, já que há investimento das famílias em reformas de imóveis usados. Em um ambiente cada vez mais competitivo, os empresários precisam investir em controle financeiro e em processos rígidos para garantir a correta tributação de itens e prestação de contas ao Fisco.

Com um histórico de atendimento a várias empresas do ramo, a Dr. Fiscal conta com uma estrutura completa para atender às demandas tributárias dos pequenos negócios, garantindo aos empresários do Simples Nacional a segurança da correta emissão de suas NFes e também a precisão no pagamento dos tributos, prevenindo multas e problemas com o Fisco.

imagem de Conveniência e Revendedores imagem de Farmácias e Perfumarias imagem de Bares e Restaurantes imagem de Revenda de Autopeças imagem de Mercado, Minimercado e Padarias imagem de Materiais de construção, elétrico e hidráulico