Renegociação de Dívidas do Simples Nacional é vetada

7 de janeiro de 2022 às 10:50

No dia 07 de janeiro de 2022, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, vetou o projeto que permitiria a renegociação de dívidas do Simples Nacional, sejam oriundas de microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas. Publicado no Diário Oficial da União no início da manhã, o veto ainda será analisado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, podendo ser derrubado.

Na justificativa para o impedimento, foram apresentados os argumentos de vício de inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público em relação à renúncia de receita.

Entretanto, o projeto já havia sido previamente aprovado pela Câmara que, em dezembro, estruturou a renegociação de dívidas do Simples Nacional para ter o prazo de um mês após a sanção da proposta. No texto inicial, estavam contempladas também as empresas que enfrentam a chamada recuperação judicial.  

Em discordância à justificativa apresentada, o relator do projeto, deputado Marco Bertaiolli, afirma que “Ao invés de impactar negativamente o orçamento público, o parcelamento dará ensejo a um aumento imediato da arrecadação. Na medida em que estabelece condições mais adequadas para a liquidação de débitos de difícil recuperação, a proposição tem o condão de possibilitar o ingresso imediato de recursos públicos, em especial diante da exigência do pagamento de entrada, ainda este ano, em algumas modalidades de extinção de débitos”.

compartilhe
Escrito por
Dr Fiscal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Relacionados
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });