Nova lei permite negociação de débitos entre pequenas empresas e união

15 de abril de 2020 às 11:58

Débitos relacionados a créditos tributários não judicializados e administrados pela Receita Federal do Brasil, dívidas ativas e tributos da União sob administração da PGFN agora possuem novos critérios para negociação.

Na última terça-feira, 14 de abril, o Governo Federal promulgou a Lei 13.988, que define critérios para que a União, autarquias e fundações federais negociem descontos e prazos de pagamento de débitos que não sejam do Simples Nacional. Assim, as micro e pequenas empresas podem obter até 70% de descontos em suas dívidas, além de dividir o pagamento em até 145 meses (aproximadamente 12 anos).

Débitos de natureza penal, oriundos do FGTS e de devedores contumazes não estão sob alçada da nova lei. 

Para se enquadrar nas negociações, o empresário pode optar por três diferentes modalidades de transação: proposta Individual, por iniciativa do devedor; adesão em casos de contencioso judicial; e adesão em contencioso tributário de menor valor — ou seja, todos os débitos decorrentes de créditos não superiores a 60 salários mínimos. 

Por fim, a lei diz respeito à negociação que for feita contemplando os benefícios de descontos nas multas, juros de mora e encargos legais, mudança e criação de prazos e formas de pagamentos especiais e o oferecimento, substituição ou alienação de garantias e constrições. 

.

Gostou dessa notícia? Acompanhe nosso blog e fique por dentro das maiores novidades do mundo do empreendedorismo!

compartilhe
Escrito por
Dr Fiscal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Relacionados
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });