As compras de Natal em 2020 tendem a ser realizadas em sua maior parte no âmbito digital. É o que aponta o estudo global “Back to Business, Holiday Edition”, realizado pela Visa em oito países ao redor do mundo.
De acordo com o estudo, 54% dos brasileiros vão realizar a maior parte de suas compras de final de ano por meios digitais. Ainda, o Natal 2020 aparenta ser uma chance de retomada para os pequenos negócios do varejo brasileiro. Isso porque, apesar da crise gerada pela pandemia de COVID-19, 89% dos entrevistados pretendem fazer compras de Natal neste ano. Desse total, 58% pretende apoiar os comércios de bairro, seja de forma presencial ou online.
O resultado do estudo indica que é necessário enxergar o e-commerce e todo o modelo de vendas online como uma alternativa a longo prazo para as empresas, em especial às micro e pequenas.
O clima de final de ano já começou com a Black Friday, que acontece na sexta-feira, 27 de novembro, afirma o gerente de relacionamento do Sebrae, Enio Pinto. Segundo ele, 2020 é o ano do comércio online. “Os consumidores digitais vieram com tudo e mesmo quem tinha receio de comprar online enxergou esse modelo como uma alternativa para continuar o consumo em meio à pandemia”, diz Enio.
O comércio online é um grande aliado das empresas. Um dos maiores fatores para isso é a possibilidade de realizar vendas interestaduais — algo que não é possível no varejo realizado em lojas físicas.
Entretanto, nesse momento é importante ficar de olho em todos os tributos, pois o ICMS é um imposto que varia de estado para estado. Até 2018, era preciso pagá-lo para o estado onde a empresa está localizado e, também, para o de destino da mercadoria. Agora, graças a Emenda Constitucional nº 87 de 2015, que passou a valer em 2019, o ICMS deve ser pago apenas para o estado de destino.
Fonte de referência: Sebrae
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