Monofásicos: para Carf, revenda de itens gera crédito de PIS/Cofins

3 de março de 2022 às 10:45

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) emitiu um importante posicionamento acerca da revenda de itens monofásicos. Conforme a 3ª Turma da Câmara Superior de Recursos Fiscais, os custos e despesas provenientes da operação geram créditos de PIS/Cofins. 

A situação analisada pelo órgão é relacionada à revenda de combustíveis — item tributado no regime monofásico — e voltou a ser debatido devido a um pedido de vista da conselheira Tatiana Midori Migiyama. 

A principal característica dos produtos monofásicos é o diferente recolhimento de tributos, o qual é unicamente realizado pelo fabricante, produtor ou importador. No caso em questão, foram realizadas as operações de revenda de gasolina, óleo diesel e álcool para fins carburantes — os quais são tributados conforme o regime monofásico. Em seguida, o contribuinte tomou os créditos de PIS/Cofins do período de 2006 a 2009. 

No entanto, gastos com transporte e armazenamento relacionados à revenda dos itens não estão sujeitos ao regime monofásico. De acordo com o posicionamento do órgão fiscalizador, o creditamento não seria possível — já que, segundo o artigo 1º, inciso IV, das leis nº 10.637/2002 e 10.833/2003, os valores provenientes da revenda de produtos monofásicos não estão incluídos no regime não cumulativo. 

Em contrapartida, Tatiana abriu divergência acerca do parecer. Em sua justificativa, o caso em questão precisaria ser averiguado conforme a Lei nº 10.865/2004 — a qual permite o creditamento sobre custos e despesas. Com o posicionamento, o caso foi decidido após desempate pró-contribuinte. 

O processo em questão é o 10183.721769/2010-06. 

Os impactos da decisão dos monofásicos para os contribuintes

Segundo Eduardo Tisatto, especialista tributário da Dr. Fiscal, a tendência é que o tema seja decidido de forma pró-contribuinte em outras instâncias. 

“A vedação do crédito de aquisição de produtos monofásicos é descrito de forma clara na legislação. No entanto, em nenhum momento são vedadas outras possibilidades de créditos”, destaca. 

.

Você sabia que pode estar tributando produtos monofásicos de forma incorreta? Esse equívoco faz com que o seu produto se torne mais caro e possua diversas desvantagens perante a concorrência! No entanto, a Dr. Fiscal pode ajudar você. Analisamos com precisão sua área fiscal, identificamos oportunidades e corrigimos possíveis falhas. Clique aqui e entre em contato conosco para saber mais! 

compartilhe
Bruna Fonseca
Escrito por
Bruna Fonseca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Relacionados
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });