Ministério da Economia pretende simplificar a abertura de empresas

5 de outubro de 2020 às 15:44

O Ministério da Economia estuda uma Medida Provisória que simplifique e desburocratize a abertura de empresas no Brasil. Nela, seria reduzido o prazo de registro, que hoje é de dezessete dias, para apenas três dias.

As mudanças visam um melhor ranqueamento do país no Doing Business, pesquisa realizada pelo Banco Mundial. Esse relatório monitora as pequenas e médias empresas de 190 países, medindo o impacto das regulamentações sobre as atividades empresariais. Atualmente, o Brasil está na 138ª posição no indicador de abertura de empresas — com a mudança, a expectativa do Ministério da Economia é que o país alcance a 12ª colocação. Além disso, também ocupa a 124ª posição no indicador global.

A proposta foi enviada para avaliação no dia 24 de setembro e sugere alterações em 17 dispositivos de lei. Entre eles, o artigo 977 do Código Civil, que não permite a sociedade entre cônjuges casados em comunhão universal de bens ou separação obrigatória.

Outra mudança proposta pelo Ministério é um procedimento simplificado de abertura de empresas que não possuam estabelecimento físico. Assim, os negócios que não precisem de licenças ou alvarás poderão ser abertos de forma online.

Fonte: Jornal JOTA

.

Gostou da notícia? Assine nosso newsletter e receba o melhor da Dr. Fiscal diretamente em seu e-mail!

compartilhe
Escrito por
Dr Fiscal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Relacionados
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });