Governo Federal ajusta MP que permite venda direta de etanol

16 de fevereiro de 2022 às 16:35

A Medida Provisória referente à venda direta de etanol foi modificada pelo Governo Federal nesta semana. Com a MP 1.100/2022, o comércio realizado diretamente entre produtores e varejistas passará por ajustes na cobrança de Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes na cadeia de produção e comercialização.

Além de reforçar a permissão para venda direta de etanol, a qual já era previamente determinada na Lei nº 14.292/2022, a MP estendeu a possibilidade para as cooperativas, seguindo a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Conforme a justificativa do Governo, as alterações tem por objetivo a redução dos custos e a diminuição no valor do combustível repassado aos consumidores. Os representantes federais destacam que a iniciativa não traz impactos fiscais, pois não ocasiona renúncias tributárias. 

Peculiaridades da tributação de revendedoras de combustíveis ou GLP

Atualmente existem aproximadamente 40 mil estabelecimentos que compõem o setor de revenda de combustíveis e GLP no Brasil. Destes, cerca de 70% são classificados como pequenas empresas.

Ainda que as empresas desse segmento movimentem a economia nacional de forma muito significativa, elas passam por uma série de dificuldades que os impedem de evoluir no mercado.

No que tange à área tributária, por exemplo, essas empresas precisam lidar com as altas alíquotas de impostos que incidem sobre seus produtos, tornando-os mais caros e resultando em perda de competitividade. 

Para reverter essa situação, as revendedoras de combustíveis e GLP precisam se valer de oportunidades tributárias que possam gerar economia e oxigenar o caixa de maneira segura e a curto prazo.

Dr. Fiscal e revendedoras de combustíveis e GLP: uma parceria de sucesso

Você sabia que a Dr. Fiscal é especialista no segmento de combustíveis e GLP? 

Um estabelecimento com faturamento anual de R$ 2.400.000,00 recuperou R$ 87.000,00 em créditos tributários com o suporte do nosso Diagnóstico Tributário — e você também pode atingir esse resultado! Clique aqui e entre em contato com um de nossos especialistas. 


compartilhe
Bruna Fonseca
Escrito por
Bruna Fonseca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Relacionados
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });