ES altera tributação de autopeças para estimular competitividade

9 de fevereiro de 2022 às 15:50

Nesta semana, o governo do Espírito Santo realizou importantes mudanças na tributação de autopeças no estado. Por meio da assinatura do Decreto nº 5078-R, está oficializada a medida que já estava em vigor desde o dia 1º de fevereiro.

Conforme a Secretaria da Fazenda, não serão alteradas as alíquotas dos produtos, mas sim o momento de realização do pagamento dos impostos. A partir de agora, as empresas deixam de pagar os tributos no momento da compra dos itens e passam a fazê-lo após a venda — gerando importantes transformações no fluxo de caixa.

O objetivo do governo capixaba é potencializar a competitividade das empresas locais e, além disso, atrair novos negócios do segmento. Marcelo Altoé, Secretário de Estado da Fazenda, destaca que será realizado um acompanhamento detalhado nos próximos meses para conferir a evolução da arrecadação do setor. 

Conforme o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado do Espírito Santo (Sincades), Idalberto Luiz Moro, o suporte é uma solicitação antiga dos empresários do segmento. 

“O setor de autopeças é um dos principais da nossa economia. Ele alimenta uma cadeia indireta muito importante e sabemos que com essa mudança ficaremos ainda mais competitivos”, destacou Idalberto.

Tributação de autopeças: uma das especialidades da Dr. Fiscal

O setor de autopeças tem crescido cada vez mais no Brasil. O envelhecimento da frota brasileira faz com que a demanda pelos produtos aumente de forma significativa. Em meio a essa evolução, surgem os desafios tributários.

Dificuldade de acesso à capital, altos custos logísticos e de infraestrutura, e uma alta carga tributária sobre os produtos comercializados são apenas alguns dos obstáculos a serem diariamente superados. 

No entanto, com a Dr. Fiscal a rotina burocrática fica mais fácil — afinal, revendedoras de autopeças e pneumáticos estão entre os nossos segmentos de atuação. Uma empresa do setor, com faturamento anual de R$ 3.500.000,00, recuperou R$ 272.000,00 por meio do nosso Diagnóstico Tributário

.

Você também pode ser um case de sucesso e recuperar significativas quantias para o caixa da sua empresa. Clique aqui e entre em contato conosco. Juntos podemos superar as complexidades tributárias e atingir os melhores resultados para o seu negócio!

compartilhe
Bruna Fonseca
Escrito por
Bruna Fonseca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Relacionados
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });