Contribuição extraordinária à previdência privada não é dedutível do IRPF conforme decisão do STJ

16 de novembro de 2023 às 09:56

Por decisão unânime, os ministros da 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinaram que a contribuição extraordinária à previdência privada não podem ser deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O processo em questão foi o Resp 1.937.545/PB.

A contribuição extraordinária tem como finalidade cobrir déficits do plano e custear outras despesas. O relator, ministro Francisco Falcão, sustentou que as contribuições ordinárias e extraordinárias possuem naturezas distintas. As informações são do Portal Jota.

Essa decisão, proferida pelo colegiado em 9 de novembro, entra em conflito com o entendimento da 1ª Turma em setembro, no julgamento do AREsp 1890367/RJ, que, na ocasião, votou de forma unânime a favor da dedutibilidade, respeitando o limite legal de 12%. Quando as turmas de Direito Público do STJ discordam sobre uma questão, existe a possibilidade de o tema ser encaminhado à 1ª Seção da Corte, que busca resolver a divergência e consolidar a jurisprudência.

A posição desfavorável aos contribuintes na 2ª Turma surgiu após a ministra Assusete Magalhães apresentar voto-vista, alinhando-se ao entendimento de Francisco Falcão.

Magalhães ressaltou que decidiu solicitar vista porque esta foi a primeira vez que o colegiado abordou o tema. “É uma matéria que a 2ª Turma ainda não tinha apreciado. Quando solicitei vista deste processo, não havia, no STJ, julgamento colegiado. Em setembro, houve um precedente da 1ª Turma, que decidiu de maneira oposta à posição do ministro Francisco Falcão”, explicou.

.

Ficou com alguma dúvida em relação ao tema? Clique aqui e fale com o time de especialistas da Dr. Fiscal.

compartilhe
Escrito por
Anderson Mello

Jornalista e produtor de conteúdo da Dr. Fiscal | Inscrito sobre o MTb 0018949/RS. Bacharel em Jornalismo pela UniRitter e pós-graduando em Marketing, Branding e Growth pela PUCRS. Copywriter e especialista em assuntos econômicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Relacionados
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });