Após um ano, creditamento de produtos monofásicos volta a ser julgado

26 de novembro de 2020 às 11:33

Está ocorrendo, na 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o julgamento para decidir se as empresas têm direito a créditos de PIS e Cofins sobre produtos monofásicos. No momento, a votação está empatada, contando com votos do relator, ministro Gurgel de Faria, e do ministro Napoleão Nunes Maia Filho.

Para o relator, o creditamento não é possível pois não há incidência sucessiva de contribuições no regime monofásico de tributação. O ministro Maia Filho, por sua vez, tem posicionamento divergente, sendo a favor da possibilidade de aproveitamento de créditos.

O julgamento estava parado há mais de um ano devido a pedido de vista ainda em outubro de 2019. Entretanto, na tarde do dia 25 de novembro, a ministra Regina Helena Costa apresentou novo pedido de vista, alegando precisar analisar melhor o processo antes de proferir sua decisão.

O creditamento de PIS e Cofins sobre produtos monofásicos é um julgamento bastante aguardado, pois vai dar fim a um impasse existente entre a 1ª Turma e a 2ª Turma do STJ, que possuem entendimentos divergentes sobre o tema.

Fonte de referência: Jornal JOTA

.

Gostou da notícia? Assine nosso newsletter e receba o melhor da Dr. Fiscal diretamente em seu e-mail!

compartilhe
Escrito por
Dr Fiscal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Relacionados
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });