Em 2020, o cenário econômico foi drasticamente afetado devido à pandemia de Covid-19. Com ela, uma crise se estabeleceu e, no Brasil, diversos segmentos foram afetados; uns mais que outros.
Alguns setores já ensaiam uma recuperação, como é o caso do varejo, que se apoiou no e-commerce para não ter tantas baixas durante a crise. Outros, por sua vez, não chegaram a sentir tanto os efeitos, como supermercados e farmácias, serviços essenciais que se mantiveram funcionando. Entretanto, há também aqueles que sentem grandes dificuldades para a retomada da economia.
Confira abaixo quais foram os setores mais impactados pelo coronavírus:
Combustíveis
Com as medidas de isolamento social impostas para conter o avanço da doença, muitas pessoas passaram a ficar em casa e, com isso, um dos setores mais impactados pelo coronavírus foi o de Combustíveis.
Segundo informações da revista Época Negócios, as quedas nos índices de venda de etanol, gasolina e diesel foram, respectivamente, de 75%, 65% e 50%.
Construção Civil
Um dos maiores baques na economia se deu na Construção Civil. Após um período de crise, que já vinha desde 2014, o setor sinalizava para uma retomada quando, em março deste ano, diversas obras foram paralisadas e/ou sofreram restrições para que a saúde dos trabalhadores fosse priorizada. Segundo o Estadão, cerca de 79% das empreiteiras adiaram seus lançamentos.
Bens duráveis
Outro setor que foi bastante afetado pelo coronavírus foi o de bens duráveis, representado pelas lojas de móveis, eletrodomésticos e de departamento. Segundo dados do ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado), as vendas no mês de junho foram 24,1% menores em relação ao mesmo mês do ano anterior para o varejo em geral. Entretanto, é o segundo mês consecutivo que o setor de bens duráveis apresenta recuperação.
Vestuário
De acordo com o IEMI (Instituto de Estudos de Marketing Industrial), 67% dos consumidores não pretendem a voltar a comprar roupas e calçados durante a pandemia. Na opinião do diretor do instituto, Marcelo Prado, a expectativa é que o recuo da economia dure de seis meses a um ano, já que este é um setor fortemente dependente da renda e poder aquisitivo dos clientes.
Turismo
Sem dúvida um dos setores mais impactados pelo coronavírus, o turismo sofreu com as medidas de isolamento social no mundo inteiro. Dados da OMT (Organização Mundial de Turismo) afirmam que a perda entre janeiro e maio foi de US$ 320 bilhões, com uma diminuição de 56% no número de turistas internacionais.
Tendência
Independentemente do segmento, as empresas que sinalizam a favor de uma retomada da economia se basearam no mesmo ponto: a internet. Com todos em casa, é ela que possibilitou a reaproximação entre consumidor e empresa. Com isso, o Marketing Digital também se tornou importantíssimo para as empresas. Seja por meio de e-commerce ou posicionamento nas redes sociais, a presença digital é fundamental para ultrapassar esse período.
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