Dicas de Marketing Digital para pequenas empresas

21 de julho de 2020 às 17:37

Um pensamento comum aos donos de pequenos negócios é que “marketing digital é algo apenas para grandes corporações”. Na realidade, essa afirmação não poderia estar mais errada: estratégias de marketing e vendas são válidas e extremamente importantes para que qualquer empresa possa crescer — não apenas digitalmente.

Muito além dos tradicionais conceitos de Redes Sociais, E-mail Marketing e Blogs, o Marketing Digital é, em muitas empresas, um dos pilares fundamentais. Isso acontece, pois é somente a partir dele que se torna possível vender e alcançar cada vez mais clientes.

Neste texto, queremos apresentar algumas dicas, além de mostrar as vantagens de se investir em estratégias de Marketing Digital em uma pequena empresa.

Um bom site

O primeiro passo de todo empreendedor que deseja ampliar a sua presença digital é a criação e manutenção de uma página na internet, os chamados websites. Existem diversos aplicativos pela internet que permitem a criação gratuita, como o Wix, por exemplo.

Com um website, todas as informações essenciais da sua empresa estarão reunidas em um único lugar, facilitando para que seu cliente as encontre. Da mesma forma, existe um serviço disponibilizado pelo Google, o chamado Google Meu Negócio. Nele, você coloca tudo que seu consumidor precisa saber e, dessa forma, quando ele pesquisar por “Pizzaria no Centro da cidade”, por exemplo, encontrará uma lista dos empreendimentos do segmento e, entre eles, o seu. Ao visitar o site, ele terá informações suficientes para decidir a qual restaurante vai.

Atenção às redes sociais

Não é segredo para ninguém que, hoje em dia, as redes sociais são praticamente o centro da internet. No Marketing Digital para pequenas empresas, isso não poderia ser diferente: é por meio delas que, de fato, você leva o seu negócio até os clientes. Assim, é importante tratá-las com atenção para fidelizar seu público.

O Instagram, por exemplo é um excelente lugar para apresentar suas promoções aos clientes. Através do Stories, uma ferramenta dessa rede social, é possível interagir diretamente com os seguidores, sabendo o que eles esperam e criando, assim, familiaridade com a marca. O Facebook, por sua vez, permite que você segmente anúncios para chegar exatamente às pessoas que deseja — o que, ao considerar que a rede social é a mais utilizada do mundo, é uma possibilidade imensa de alcançar novos clientes.

Planeje-se

Um dos principais fundamentos do Marketing Digital é o planejamento. Seja para postar nas redes sociais ou fazer qualquer tipo de ação online, é preciso pensar e definir, com exatidão, as estratégias que serão utilizadas. 

Se você tem em mente fazer uma promoção na internet, seja exclusiva para seus seguidores ou em função de uma data comemorativa, é necessário o mesmo planejamento — a quantidade de insumos a mais, o gasto extra, a mobilização online.

Para manter as redes sociais, por exemplo, é necessário um cronograma de postagens. Assim, você não deixa o seu cliente sem informações sobre o seu negócio e, também, se mantém divulgando o seu trabalho. Enxergar o Marketing Digital, em todas as suas esferas, como a mesma coisa, auxilia a montar um planejamento mais coeso e alinhado.

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Escrito por
Thiago Vargas

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