Revisão tributária para pequenas empresas

13 de outubro de 2020 às 08:38

Você sabia que os últimos cinco anos de uma empresa são importantíssimos, especialmente para os pequenos negócios? E que ter anotado todos os tributos pagos durante esse período faz a diferença?

Isso porque existem cerca de quatro trilhões de créditos a serem recuperados junto à Receita Federal, sendo boa parte oriundos de micro e pequenas empresas.

A revisão tributária consiste em olhar justamente para esses cinco anos em busca de irregularidades e possíveis valores a serem recuperados pelo contribuinte.

Quer entender melhor como funciona a revisão tributária? Confira no nosso texto de hoje tudo o que você precisa saber.

.

Sem tempo para ler? Assista ao vídeo que fizemos sobre esse assunto:

O que posso encontrar?

Existem três possibilidades. A primeira, são tributos pagos a menos. Nesse caso, recomendamos que seja feito o pagamento dos débitos em atraso para que não haja o enquadramento sob o crime de sonegação fiscal.

Há, também, a chance de serem encontrados tributos pagos a mais, sob a forma de créditos tributários recuperáveis. Ou seja, é possível reaver o valor pago em excesso. É essa parcela que compõe a quantidade de 4 milhões mencionada acima. 

Por último, existe a possibilidade de toda a escrituração fiscal do seu negócio estar em dia e nada ser encontrado.

O que são créditos recuperáveis?

Para entender esse conceito, é preciso primeiro estabelecer o que são créditos tributários. De acordo com o Tax Group, em síntese, eles são os valores que os sujeitos ativos da obrigação tributária podem exigir dos sujeitos passivos.

Ao pagar tributos a mais, uma empresa tem direito aos créditos recuperáveis, que são os valores que os sujeitos passivos podem reaver na esfera administrativa.

Como fazer a revisão tributária?

Na Dr. Fiscal, nós possuímos o serviço de Diagnóstico Tributário. Nele, analisamos os últimos 60 meses de escrituração fiscal da empresa em busca de valores que possam ser recuperados. Isso é feito por meio de um cruzamento entre o Banco de Dados de Documentações Fiscais do negócio e a Base Centralizada de Regras da Dr. Fiscal, com mais de 5 milhões de itens cadastrados.

Além de toda a precisão do serviço, você ainda conta com seguro da Allianz Brasil Seguros para seus créditos. Para completar, o pagamento é feito somente no êxito. Ou seja, somente é realizado o pagamento após serem encontrados os créditos recuperáveis.

Quer saber mais sobre o Diagnóstico Tributário e como você pode ter acesso a ele? Entre em contato com um de nossos franqueados.

Como o Diagnóstico Tributário pode ajudar o meu escritório?

Se você está se fazendo a pergunta acima, saiba que cerca de 75% das micro e pequenas empresas possuem créditos a ser recuperados. E boa parte desses empresários ainda não buscou o serviço de revisão tributária.

Se tornando um franqueado Dr. Fiscal, você pode ofertar o Diagnóstico Tributário no seu escritório de contabilidade, se preocupando com a divulgação do serviço. Assim, você poderá atender a esses potenciais clientes sem precisar aumentar a sua carga de trabalho.

.

Quer saber quais as vantagens do Diagnóstico Tributário para o seu escritório de contabilidade? Peça para conversar com um de nossos especialistas.

compartilhe
Thiago Vargas
Escrito por
Thiago Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });