O perigo da sonegação fiscal em pequenas empresas

17 de março de 2021 às 13:31

A sonegação fiscal das pequenas empresas é uma realidade que assusta nas estatísticas tributárias do Brasil.

Apesar de ser um ato que vai contra o Código Tributário, atualmente, as pequenas empresas correspondem a 47% da sonegação fiscal no país, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

De acordo com essa pesquisa, a somatória do prejuízo anual é de R$ 417 bilhões, sendo que R$ 195 bilhões são sonegações correspondentes às empresas de pequeno porte.

Certamente, o número alarmante tem relação com a quantidade de micro e pequenos empreendedores que ainda não sabem lidar com suas questões tributárias, ou fazem isso de maneira errada. Desta forma, acabam omitindo ou adulterando informações relacionadas aos tributos, o que gera prejuízos futuros.

Para além da quantidade de sonegações, outra pesquisa realizada, desta vez pela Sage em parceria com a Plume Consulting, demonstra que quanto menor a empresa é, maiores são os tributos pagos por ela.

O relatório “Um problema tributário: o impacto do imposto sobre as pequenas empresas” contou com a participação de três mil empresas em 11 países, sendo um deles o Brasil.

Dr. Fiscal ajuda empresas a evitar os prejuízos da sonegação fiscal 

Analisando os drásticos números e o impacto bilionário da sonegação fiscal no nosso país, o CEO da Dr. Fiscal, Luis Wulff, destacou a falta de informação como um dos principais motivos desses números exorbitantes.

“Sem acesso a conhecimento e suporte tributário de qualidade e confiança, esses negócios se tornam vulneráveis a cometer falhas em suas operações fiscais, seja declarando impostos a mais por conta da adoção de um regime tributário inadequado, seja sonegando, deliberadamente ou não”, apontou Wulff.

Vale destacar também que a porcentagem espantosa de sonegação fiscal nas pequenas empresas poderiam começar a ser resolvidas aplicando o enquadramento tributário correto. Para isso, os empreendedores podem contar com as orientações dos parceiros da rede Dr. Fiscal.

Os parceiros da Dr. Fiscal ajudam pequenos negócios através de serviços como diagnóstico tributário, planejamento tributário e contabilidade inteligente. Com isso, prestam o suporte necessário para que as empresas possam atuar na legalidade, se preservem contra atos graves e que podem gerar prejuízos, e ainda economizem!

compartilhe
Thiago Vargas
Escrito por
Thiago Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });