Carreira Contábil: expanda suas possibilidades

9 de setembro de 2020 às 10:44

A carreira contábil é uma das mais tradicionais do Brasil, sendo regularizada desde 1870 no país. No entanto, mesmo sendo tão estabilizada, ela está em constante transformação e evolução.

Nos dias de hoje, a tecnologia impactou diretamente a forma como os profissionais da área trabalham. Já abordamos, aqui no blog, o que é a contabilidade digital e quais os benefícios dela para o contador e para a empresa, por exemplo.

Hoje, queremos mostrar quais são as possibilidades de carreira dentro da área contábil, esclarecendo qual é o cenário atual para cada uma delas. Confira:

Contador

Sem dúvidas essa é a mais clássica das profissões da carreira contábil. Responsável pelos registros contábeis, o contador é figura central das empresas, sendo protagonista nas decisões que envolvem o planejamento financeiro e tributário das organizações.

Dentro da atuação como contador, o profissional tem a possibilidade de trabalhar em diferentes áreas. Caso opte por ser contador empresarial, por exemplo, ele poderá escolher entre a tributária e a financeira.

O profissional tributário é responsável por facilitar a atuação das empresas, buscando entender a realidade em que estão inseridas. Assim, é possível encontrar, entre outras coisas, o melhor regime tributário. Com isso, as características específicas de cada regime podem trazer grandes economias para a empresa.

Quem trabalha com a área financeira, por sua vez, atua diretamente com as finanças da empresa, sendo responsável por toda a organização contábil. É responsável, também, pelo uso consciente dos recursos, sabendo como realocar custos e despesas, buscando sempre o melhor cenário para a empresa.

Consultor

Diversas empresas não possuem um setor contábil bem estruturado e, por isso, encontram algumas dificuldades na rotina administrativa. Um caminho seguido por vários donos de pequenos negócios é buscar consultoria contábil.

A posição de consultor é bastante almejada dentro da carreira contábil. Isso acontece pois permite ao profissional trabalhar com mais liberdade. Um mesmo consultor pode ter diferentes clientes, não se prendendo a uma só empresa, por exemplo.

Como consultor, o profissional passa a desempenhar um papel muito importante para a organização das empresas. É através da consultoria que o empresário tira todas as suas dúvidas e aprende novas técnicas para aplicar no seu dia a dia.

É por isso que, diferentemente de um contador empresarial, um consultor precisa ter um conhecimento amplo e profundo sobre as diferentes esferas de atuação de uma equipe contábil. Mais do que isso, ele precisa entender como transmitir esse conhecimento para alguém tão atarefado como um empreendedor.

Auditor

Essa também é uma alternativa de carreira contábil bastante prestigiada. O auditor contábil é o profissional responsável por fiscalizar a utilização dos recursos financeiros e administrativos de uma empresa. Sua função é, acima de tudo, garantir a integridade e legalidade das operações realizadas.

Existem duas formas de auditoria: a interna e a externa. A primeira ocorre quando o auditor é um funcionário da própria empresa, operando com liberdade e autoridade para realizar a fiscalização dos recursos.

A auditoria externa, por sua vez, é assim chamada por ocorrer com a contratação de uma empresa especializada em auditoria, terceirizando o trabalho. É muito utilizada para garantir a idoneidade de projetos específicos de um negócio.

Tributarista

Ao contrário das anteriores, essa é uma profissão recente e que vem crescendo cada vez mais. Um tributarista é o profissional que atua diretamente com tributos, mas sem ser funcionário da empresa em si.

É o tributarista que se torna especialista em matéria tributária e, por isso, consegue entender o complexo e extenso Código Tributário Nacional. É através de um tributarista que as empresas podem, por exemplo, proceder com a recuperação de créditos tributários.

Em um país com a carga tributária tão grande, onde 35,17% do PIB é composto de tributos, mais de 4 trilhões de créditos podem ser recuperados atualmente — incluindo as empresas do Simples Nacional. Assim, são os tributaristas que auxiliam cada empresa nesse processo.

.

Como inovar em sua carreira contábil

Gostou do texto? Que tal conhecer outras oportunidades de inovar em sua carreira contábil? Confira a seleção de conteúdos que fizemos para te inspirar a ir além de sua profissão!

Aproveite também para conhecer um pouco mais sobre a Dr. Fiscal, entender o nosso trabalho e modelo de negócio na área contábil e tributária. Pode ser que a transformação da sua carreira na contabilidade comece aqui, com a gente!

compartilhe
Thiago Vargas
Escrito por
Thiago Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });