Contabilidade Empresarial: você precisa dela e (ainda) não sabe

2 de setembro de 2020 às 14:31

Se você possui um negócio, certamente já precisou lidar com algum problema de natureza fiscal ou financeira e, muito provavelmente, enfrentou algum tipo de dificuldade para resolvê-lo. E embora frustrante, isso é completamente normal. Afinal, as rotinas que fazem parte da chamada contabilidade empresarial são bastante complicadas.

O próprio termo, inclusive, costuma ser desconhecido por muitos empresários, o que apenas torna mais difícil entender e interagir com as tarefas e processos a ele relacionados. 

Mas se você faz parte do grupo de empreendedores que não faz ideia do que é contabilidade empresarial ou que ela tem a ver com o seu negócio, não se preocupe. Neste texto, iremos lhe contar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

O que é contabilidade empresarial?

Lançamentos e escrituração fiscal, balanços patrimoniais, desenvolvimento de estratégias para aumentar o lucro e reduzir custos… Todas essas atividades passam pela contabilidade empresarial, que é, afinal, a área da prática contábil responsável por garantir a estabilidade de um negócio, prevenindo-o contra riscos financeiros e tributários. 

Mas não é só isso, a contabilidade empresarial também tem por objetivo encontrar formas de fortalecer um negócio para que ele cresça em competitividade. Para tanto, planejamentos fiscais, societários e sucessórios poderão ser realizados, bem como poderão ser implementadas medidas que visam economizar recursos e otimizar investimentos.

Assim, a contabilidade empresarial se caracteriza como uma área de extrema importância para os negócios, sendo fator determinante para que tenham uma boa performance no mercado e para que sobrevivam à qualquer adversidade.

Quem é responsável pela contabilidade empresarial?

Normalmente formada por contadores, a equipe contábil da empresa é essencial para a execução de todas essas tarefas. Sem ela, toda a operação do negócio corre riscos. Especialistas no assunto, esses profissionais devem ser, antes de tudo, ligados com a tecnologia, ágeis e dinâmicos.

Cada vez mais desafios aparecerão na rotina dessa equipe e essas três características são fundamentais para que o trabalho possa fluir de forma natural. A tecnologia é importante, pois o futuro da contabilidade se dá de forma digital. A agilidade e dinamicidade, por sua vez, são importantes para que seja possível resolver os problemas e imprevistos o quanto antes. Sem esses profissionais, a contabilidade da sua empresa pode estar em perigo.

As áreas da contabilidade empresarial

A Contabilidade Empresarial se foca em suas duas subdivisões principais: a área fiscal e a área financeira. São elas que, juntas, formam a melhor estratégia contábil para qualquer empresa. Enquanto uma cuida principalmente dos tributos, a outra é responsável por gerir todas as movimentações financeiras da empresa. Confira mais informações sobre cada uma delas:

Contabilidade Empresarial com foco na Área Fiscal

Você sabia que é possível diminuir a carga tributária do seu negócio tomando as melhores decisões acerca das declarações obrigatórias e impostos com os quais a empresa tem de arcar? 

Essa é a função da mais conhecida área da contabilidade empresarial, a fiscal. Ela também é responsável por facilitar a atuação das empresas, reduzindo os riscos em relação ao Fisco e ficando sempre de olho nas constantes mudanças de legislação.

A importância dessa área é percebida mais facilmente quando vemos a carga tributária do país. Uma pesquisa realizada por dois economistas e divulgada pela Folha de São Paulo apontou que 35,17% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019 foi composto por tributos. Esse alto valor faz com que o processo de apuração de impostos seja tão importante e delicado.

Com o apoio da contabilidade, a sua empresa pode sair na frente dos concorrentes já no início de tudo, ao pagar os impostos.

Contabilidade Empresarial com foco na Área Financeira

Outra área também muito importante da contabilidade empresarial é a financeira. Ela é responsável por gerenciar os gastos de um negócio, buscando formas de otimizar e economizar recursos.

Uma área financeira bem estruturada é capaz de, sem reduções drásticas, encontrar espaço nas finanças e realocar recursos para, dessa forma, fortalecer a atuação da empresa. É esse setor, por exemplo, que é responsável por controlar os investimentos feitos em cada área do seu negócio.

Por que as empresas precisam da contabilidade empresarial?

Como a rotina de um pequeno empresário é, normalmente, muito corrida e dividida entre cuidar do negócio, atender clientes, realizar o serviço e tudo o mais que você com toda a certeza já sabe, ter profissionais dedicados a cuidar de assuntos tão importantes é um diferencial enorme.

A contabilidade é um desses assuntos. Se você não tiver uma equipe ou serviço contratado para isso, em algum momento terá que parar e fazer toda a apuração de impostos do seu negócio. Então, o ideal é ter alguém focado apenas nisso para ganhar tempo e encontrar as melhores oportunidades.

A Dr. Fiscal e a Contabilidade Empresarial

A Dr. Fiscal oferece a Contabilidade Inteligente, que possui a mais completa estrutura para organizar as informações vitais de sua empresa. Nela, nós enviamos e recebemos todas as informações de forma centralizada e segura, além de atuar como consultores do negócio, analisando resultados e auxiliando na tomada de decisões.


A Contabilidade Inteligente também tem foco em manter a sua empresa competitiva no mercado, buscando reduzir a carga tributária enquanto aumenta a segurança fiscal. Os recursos economizados são direcionados para o crescimento estratégico. Entre em contato com o nosso tributarista mais perto de você e saiba mais sobre como nossos produtos podem te ajudar!

compartilhe
Thiago Vargas
Escrito por
Thiago Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });