Tecnologia na Contabilidade: por que vale a pena investir

26 de maio de 2020 às 11:00

Se compararmos a realidade contábil de hoje com a de alguns anos atrás, veremos que muito mudou. Graças à tecnologia e seus inventos, os profissionais contábeis agora têm muito mais praticidade e agilidade em seu dia a dia, podendo realizar tarefas com mais autonomia, precisão e qualidade. Mas apesar dos comprovados benefícios que ofereceu ao meio contábil, no todo, a tecnologia é vista como uma aposta incerta por grande parte dos profissionais que atuam nessa área. Para eles, ainda é um desafio enxergar como investir em tecnologia na contabilidade pode ser uma verdadeira estratégia de sucesso.

E, neste texto, queremos justamente mostrar como a tecnologia pode ser uma grande aliada daqueles que atuam na área contábil e como investir nela pode ser, sim, uma ótima iniciativa. Confira:

Agilidade

De longe, o maior ganho é a agilidade e velocidade com que as tarefas são realizadas. Por meio de diversas ferramentas, hoje é possível ganhar tempo e, com isso, se tornar mais produtivo na área contábil. As videochamadas, por exemplo, facilitam muito as reuniões e contatos, evitando o deslocamento.

A digitalização de documentos, já citada, poupa muito tempo dos contadores. Com isso, entra em cena também a computação em nuvem, que permite um acesso instantâneo — e de qualquer lugar — a toda a documentação necessária. Inclusive, com ela, é possível trabalhar nos arquivos de forma simultânea com seus clientes. 

Minimização de Erros

Outro grande benefício de se utilizar tecnologia na contabilidade é a chance de errar menos. Diversos processos contábeis já podem ser automatizados — e isso vai desde as ações mais simples, como a criação de regras em uma planilha do Excel, até as mais complexas, como a utilização de inteligência artificial.

A automação é a chave para não errar. É através dela que os processos contábeis são otimizados. As máquinas são muito mais capazes que os humanos. O contador que souber usar isso a seu favor, consegue garantir segurança e credibilidade — além de ser possível ir além dos próprios limites.

Valor Agregado

Talvez esse seja o benefício menos observado e analisado quando se investe em tecnologia na contabilidade. Como ela traz inovação ao escritório, traz junto consigo também o aumento da percepção de valor sobre o trabalho do contador.

Investir em tecnologia é capacitar-se, ter o conhecimento e as ferramentas necessárias para realizar as entregas com mais agilidade e qualidade é algo que a tecnologia proporciona. Além de toda a produtividade e especialização já, naturalmente, aumentarem o valor agregado do negócio, atualmente, a tecnologia é muito bem vista pela sociedade — adicionando mais valor ao próprio serviço. 

.

Gostou desse conteúdo? Aproveite para entender mais sobre como a tecnologia pode beneficiar a área contábil

compartilhe
Escrito por
Thiago Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });