Se compararmos a realidade contábil de hoje com a de alguns anos atrás, veremos que muito mudou. Graças à tecnologia e seus inventos, os profissionais contábeis agora têm muito mais praticidade e agilidade em seu dia a dia, podendo realizar tarefas com mais autonomia, precisão e qualidade. Mas apesar dos comprovados benefícios que ofereceu ao meio contábil, no todo, a tecnologia é vista como uma aposta incerta por grande parte dos profissionais que atuam nessa área. Para eles, ainda é um desafio enxergar como investir em tecnologia na contabilidade pode ser uma verdadeira estratégia de sucesso.
E, neste texto, queremos justamente mostrar como a tecnologia pode ser uma grande aliada daqueles que atuam na área contábil e como investir nela pode ser, sim, uma ótima iniciativa. Confira:
Agilidade
De longe, o maior ganho é a agilidade e velocidade com que as tarefas são realizadas. Por meio de diversas ferramentas, hoje é possível ganhar tempo e, com isso, se tornar mais produtivo na área contábil. As videochamadas, por exemplo, facilitam muito as reuniões e contatos, evitando o deslocamento.
A digitalização de documentos, já citada, poupa muito tempo dos contadores. Com isso, entra em cena também a computação em nuvem, que permite um acesso instantâneo — e de qualquer lugar — a toda a documentação necessária. Inclusive, com ela, é possível trabalhar nos arquivos de forma simultânea com seus clientes.
Minimização de Erros
Outro grande benefício de se utilizar tecnologia na contabilidade é a chance de errar menos. Diversos processos contábeis já podem ser automatizados — e isso vai desde as ações mais simples, como a criação de regras em uma planilha do Excel, até as mais complexas, como a utilização de inteligência artificial.
A automação é a chave para não errar. É através dela que os processos contábeis são otimizados. As máquinas são muito mais capazes que os humanos. O contador que souber usar isso a seu favor, consegue garantir segurança e credibilidade — além de ser possível ir além dos próprios limites.
Valor Agregado
Talvez esse seja o benefício menos observado e analisado quando se investe em tecnologia na contabilidade. Como ela traz inovação ao escritório, traz junto consigo também o aumento da percepção de valor sobre o trabalho do contador.
Investir em tecnologia é capacitar-se, ter o conhecimento e as ferramentas necessárias para realizar as entregas com mais agilidade e qualidade é algo que a tecnologia proporciona. Além de toda a produtividade e especialização já, naturalmente, aumentarem o valor agregado do negócio, atualmente, a tecnologia é muito bem vista pela sociedade — adicionando mais valor ao próprio serviço.
.