Pequenas Empresas no Brasil: conheça melhor o cenário

14 de abril de 2020 às 12:02

Muito além do Simples Nacional, as micro e pequenas empresas do Brasil são importantíssimas para a economia do país, representando 99% da nossa força empreendedora total, segundo dados do Sebrae. Somente no período que compreende os meses de janeiro a agosto de 2018, elas foram responsáveis por gerar um total de 541,7 mil empregos no país — 15 vezes a mais que as médias e grandes empresas.

A importância delas é tão grande que, em 2006, ganharam uma Lei específica que estabeleceu um novo estatuto, conhecida como Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. 

Nesse texto, apresentaremos o cenário que envolve as pequenas empresas no Brasil. Desde as características fundamentais da categoria até os principais desafios encontrados, é importante estar de olho no panorama geral para 2020.

Principais características

Mesmo representando quase a totalidade das empresas do país, o faturamento dessa grande parcela equivale a apenas 27% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Ainda segundo os dados do Sebrae, a maior parte das pequenas empresas brasileiras está localizada nos Estados da Região Sudeste do país (52,5%), sendo 31,4% em São Paulo e 10% em Minas Gerais. Elas se concentram na sua maioria nos setores de Comércio e Serviços.

No comércio varejista, as atividades que mais de destacam são Artigo do vestuário e acessórios, Mercadorias em geral, Restaurantes, Peças e acessórios para veículos e produtos farmacêuticos. Já no ramo dos serviços, o destaque fica com as pequenas empresas de Transporte rodoviário de carga, Atividade médica ambulatorial restrita a consultas, Empreendimentos imobiliários, Serviços advocatícios e Consultoria empresarial.

Principais Desafios

Embora sejam parte fundamental da economia do país, os pequenos empresários enfrentam uma série de dificuldades no dia a dia ao gerirem suas empresas. Desde a falta de planejamento, que ocorre por diversos motivos — como o pré-julgamento do empresário de que apenas a experiência prévia de mercado é suficiente — até as dificuldades geradas pela alta carga tributária.

Com certa frequência, um mau planejamento acarreta em problemas financeiros, como um controle errado do fluxo de caixa ou mais despesas que o necessário.

Em momentos de crise, os planejamentos precisam ser refeitos e repensados justamente porque, com eles, é possível superar as principais adversidades que ocorram. Sem se planejar financeiramente, o empresário fica de mãos atadas, sem saber exatamente quanto pode gastar para superar os momentos difíceis.

Outra dificuldade encontrada frequentemente pelos pequenos empresários é a alta carga tributária do país. Dependendo do setor da empresa, a incidência de impostos pode ser maior ou menor, mas ainda assim, o valor a ser pago pode impactar fortemente no desempenho mensal do negócio. Novamente, um bom planejamento financeiro e a ajuda de um especialista podem ajudar.

Perspectivas

É difícil prever exatamente como vai ser o restante de 2020 para as pequenas empresas. No início do ano, a expectativa era de 2,32% de crescimento da economia, segundo o próprio Ministério da Economia, porém, a crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus mudou drasticamente o cenário global. Nesse momento tão delicado, o esperado é que sim, para este ano (e quem sabe até para o próximo), haja uma grande dificuldade para as pequenas empresas no mercado, devido, principalmente, às incertezas geradas pela crise.

Entretanto, existem maneiras de se sobressair e superar a crise. Nós, da Dr. Fiscal, já publicamos algumas dicas de como reagir à toda essa situação e de como não ficar parado durante a quarentena. Além disso, também oferecemos diversos serviços e produtos para empresas do Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido que faturem até R$ 9 milhões por ano.

.

Seja você do Simples Nacional, Lucro Real ou Presumido, entre em contato com nossos especialistas para melhorar a saúde tributária e fiscal da sua empresa. 

compartilhe
Escrito por
Thiago Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });