Contabilidade: quais as áreas mais promissoras para construir carreira?

28 de abril de 2020 às 11:48

A área de contabilidade é uma das mais antigas e respeitadas do Brasil, sendo regulamentada desde agosto de 1770. Ao longo do tempo, o profissional contábil já viu e viveu boa parte da história do país, atuando sempre nas principais mudanças da economia. 

Mas nem só de história vivem os profissionais da área. Conforme o tempo foi passando, a tecnologia foi evoluindo e, consequentemente, a forma de atuação também. Hoje em dia existem diversos cargos a serem ocupados por quem escolher essa carreira.

Mesmo assim, pode não ser tão fácil visualizar quais os caminhos possíveis a se seguir. É por isso que trouxemos nesse texto as áreas mais promissoras da contabilidade para inspirar você, que está começando ou quer mudar de vez a carreira. Confira: 

Contabilidade empresarial

Provavelmente essa é a mais tradicional entre todas as áreas de atuação do profissional contábil. O local de trabalho é variado, podendo atuar em escritórios próprios, empresas particulares ou, até mesmo, seguir carreira pública.

Entre as principais atividades de um contador estão o lançamento de notas, o cálculo de impostos, controle de receita e da situação fiscal e financeira da empresa.

Auditoria

Outra área tradicional, mas que vem recebendo cada vez mais destaque e importância no mercado de trabalho. Seja como interno ou externo, a função de um auditor é avaliar, da forma mais minuciosa possível, como a empresa aplica seus recursos financeiros, verificando registros e identificando falhas de controle de dinheiro.

A diferença entre um Auditor Externo e um Interno é que o segundo atua como um contratado fixo da empresa, acompanhando todos os processos de perto como um funcionário. Já o externo atua temporariamente, realizando as mesmas funções do interno — normalmente se opta por essa modalidade de auditoria para garantir credibilidade ou atuar no processo de compra da empresa.

Consultoria Financeira

Por definição, esse é um profissional contábil com visão estratégica. Em momentos de crise, as empresas costumam buscar ajuda financeira. E é justamente na figura do consultor financeiro que elas encontram segurança e honestidade para lidar com seu patrimônio.

A ideia central desse tipo de consultoria é oferecer apoio quanto a questões como planejamento financeiro, gestão de ativos e investimentos, gestão de riscos e planejamento tributário. Para isso, é necessário ser um profissional com bastante conhecimento de mercado e técnico.

Consultoria Tributária

Se tornar um especialista em tributos é um dos caminhos com mais amplitude atualmente no Brasil. Aproximadamente 90% das pequenas empresas no país pagam mais impostos do que deveriam e precisam de auxílio para recuperar esses créditos tributários. Optar por construir carreira nessa área, portanto, pode ser uma aposta sábia para os profissionais da contabilidade, que irão se deparar com grandes oportunidades de trabalho. 

Na Dr. Fiscal, você pode se tornar um Tributarista, contando com todo o apoio da inteligência artificial e credibilidade da marca no mercado de consultoria tributária. Até hoje, são mais de 5 mil projetos entregues — e 3 milhões de créditos recuperados — para pequenas empresas. 

.

Entre em contato conosco e torne-se um tributarista.

compartilhe
Escrito por
Thiago Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });