Compliance Fiscal: você sabe o que é?

17 de julho de 2020 às 08:21

A palavra Compliance é originária do termo em inglês “to comply” (algo como cumprir uma norma, em português). Dessa definição, depreende-se a ideia do cumprimento de regras e normas fiscais. Quando a empresa investe em compliance fiscal, ela indica que está buscando seguir as normas tributárias de qualquer âmbito (municipal, estadual ou nacional). 

Considerando que a área fiscal possui um número gigantesco de leis e normas, que inclusive são alteradas quase diariamente, é uma tarefa muito complicada para o pequeno empresário ter de cuidar dessa parte da empresa junto com todas as outras esferas do negócio. Nesse ponto, o compliance fiscal surge como um grande aliado na hora de gerir uma pequena empresa.

Neste texto, você vai conhecer as vantagens de se contar com um sistema de compliance fiscal.

Melhor controle

Com um sistema que propicie o compliance fiscal, é possível manter um controle mais atento a todas as obrigações de uma empresa. Sem a realização de forma manual, minimiza-se muito os diversos erros causados por desatenção ou qualquer outro motivo, como: ICMS calculado erroneamente e crédito inexistente cobrado na emissão das NFs.

Essas atividades estão presentes em uma grande quantidade de processos no dia a dia das pequenas empresas e qualquer erro na execução delas pode gerar um prejuízo muito grande.

Prazos e Datas

Além da atenção redobrada quanto aos erros, com os sistemas de compliance fiscal é possível também fiscalizar as datas de entrega das diferentes obrigações, acessórias ou não, de uma empresa. 

É de extrema importância para o empresário que as contas ao Fisco sejam apresentadas em dia. Monitorar e mapear as datas permite também saber quais documentos e informações são necessárias em um prazo menor, possibilitando que seja feito um controle mais planejado de cada obrigação.

Organização

Os inúmeros arquivos que as empresas possuem costumam atrapalhar e dificultar as entregas para o Fisco. Não é fácil manter o planejamento em dia quando a organização dos documentos está confusa. Um dos principais pontos do compliance fiscal é, justamente, a otimização dos arquivos, se propondo a ajudar a organizá-los da melhor forma para as micro e pequenas empresas

.

Quer saber mais sobre como a Dr. Fiscal pode te ajudar com Compliance Fiscal? Entre em contato

compartilhe
Escrito por
Dr Fiscal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });