Como inovar na contabilidade: 4 dicas para se destacar

30 de janeiro de 2020 às 13:25

Inovar na contabilidade costuma ser difícil, ainda mais para quem já se estabeleceu no mercado —  é complicado até mesmo perceber que é preciso se renovar. Muitas vezes, um concorrente novo surge oferecendo novos produtos e, quando menos se espera, já é tarde e você precisa se reinventar completamente. Imagine, então, a dificuldade de quem está começando no mercado e precisa inovar para se destacar em meio a tantos concorrentes estabelecidos.

Mesmo sendo um tema recorrente, se reinventar e inovar não é tão fácil assim. Necessita tempo, estudo e, muitas vezes, vai significar uma mudança gigantesca para a qual nem sempre se está preparado. Confira as dicas para quem quer inovar na contabilidade:

1. Marketing de conteúdo

Para conquistar o seu cliente, é preciso mostrar que você domina o seu campo de atuação. Criar um blog no seu site e fornecer, sem sair do seu domínio, toda a informação que o cliente quer saber é um dos melhores caminhos para fazer diferente. Lembre-se: você é o especialista nas obrigações contábeis. Divulgar seus conhecimentos não quer dizer que você ajudará os seus concorrentes, pelo contrário, você estará auxiliando os clientes a se organizarem melhor, se tornando referência para eles e, consequentemente, se valorizando e destacando no mercado.

2. Franquias

O mercado de franquias no Brasil é um dos maiores do mundo, tendo suporte de uma Lei de Franquias recém instituída, o que dá segurança para quem quer se reinventar e investir nesse tipo de negócio. Como exemplo de franquias de contabilidade, temos a própria Dr. Fiscal, uma franquia no modelo home based — ou seja, trabalhando de casa — que utiliza Inteligência Artificial para encontrar irregularidades tributárias nas empresas do Simples Nacional. Com o apoio da Dr. Fiscal, você terá, pelo menos, 3 novos produtos para oferecer ao seu cliente: o Diagnóstico Tributário, o Planejamento Tributário e a Contabilidade Inteligente.

3. Automação de Processos

Tempo é dinheiro, então costuma ser uma boa ideia otimizá-lo. Uma das melhores formas de fazer isso é automatizando os processos do escritório. Na contabilidade, isso pode ser feito de diversas formas, e a maioria delas é bastante  simples. Optar por receber, emitir e visualizar notas fiscais eletrônicas (NF-e), por exemplo, facilita e agiliza tarefas que poderiam facilmente tomar o seu tempo. Inovar na contabilidade e automatizar os processos também pode ser feito mantendo arquivos de uma maneira que o acesso a eles seja fácil e rápido. 

4. Cloud Computing

Uma das melhores amigas de quem quer inovar na contabilidade é a Computação em Nuvem, que permite armazenar arquivos em um ambiente online acessível de qualquer lugar. Imagine atender um cliente, na empresa dele, e ter acesso a todos os arquivos do escritório? Ou poder fazer alterações em documentos simultaneamente com o seu cliente? Todas essas formas podem trazer uma agilidade e transparência para você que o destacarão no mercado.

compartilhe
Escrito por
Thiago Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Relacionados