Inovar na contabilidade não é uma tarefa fácil, mas é necessária. Em um mercado cada vez mais competitivo, são os menores detalhes que diferenciam um escritório de outro para os clientes.
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No dia 9 de janeiro de 2007, Steve Jobs subiu ao palco do Moscone Center, em São Francisco, estado da Califórnia (EUA), e apresentou ao mundo uma criação que revolucionaria a tecnologia dali pra frente: o primeiro iPhone — invento que passaria a ser considerado uma verdadeira inovação no mercado, transformando a nossa forma de comunicar e relacionar.
Desde então, “inovação” tem se tornado uma palavra-chave no mundo dos negócios, tomando conta das mais diversas áreas de atuação e impulsionando os mais diferentes segmentos a lugares cada vez mais ousados. A contabilidade, por exemplo, vivenciou essa realidade de forma bastante intensa.
Sendo esse mercado um ambiente bastante competitivo, inovar tornou-se um fator de sobrevivência: quem consegue agir de maneira diferenciada, se destaca e sai na frente. Não restou lugar para profissionais contábeis que não estivessem dispostos a sair da zona de conforto e criar possibilidades novas para os seus clientes.
Mas com toda essa exigência, surge uma dificuldade: descobrir o que fazer para, de fato, inovar na contabilidade. Para os contadores, se tornou um desafio navegar pelo oceano de ideias na busca por novos clientes. Assim como manter a originalidade e a credibilidade equilibradas numa balança.
Contudo, é possível, sim, encontrar um caminho seguro de inovação no meio contábil. E para te mostrar isso, indicando possibilidades de destacar o seu escritório, fizemos este texto. Nele, apresentamos quatro dicas de soluções inovadoras para o mercado nas quais vale a pena apostar. Confira!
Neste artigo você vai ver:
- Marketing de Conteúdo
- Automatização de Processos
- Cloud Computing
- Recuperação de Créditos Tributários
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Marketing de Conteúdo
Essa é uma tendência no mundo do Marketing Digital. O Marketing de Conteúdo consiste em mostrar aos seus atuais e futuros clientes que você domina determinado assunto. Com isso, você fixa a sua imagem como autoridade e fideliza seu público.
Lembre-se: você é o especialista nas obrigações contábeis. Mostre isso aos seus clientes, tire as dúvidas deles e divulgue seus próprios conhecimentos.
Isso pode ser feito de diversas formas, a mais tradicional é por meio de artigos. Pense em quantas vezes a mesma pergunta já lhe foi feita por diferentes clientes — essa provavelmente é uma dúvida comum a mais pessoas. Enxergue isso como uma oportunidade para mostrar o seu conhecimento a elas.
Vamos usar um exemplo: suponhamos que você queira falar sobre os impostos do Simples Nacional. Em primeiro lugar, deve saber exatamente qual a necessidade do seu cliente para, somente assim, conseguir abordá-la. Em seguida, escolha o formato com o qual vai se comunicar (vídeo, texto, redes sociais). Por fim, produza seu conteúdo sempre pensando no melhor para seus clientes.
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Automatização de processos
Não é segredo para ninguém que deseja inovar na contabilidade que a área possui muitos processos e a maioria acaba tomando muito tempo dos profissionais contábeis. A automatização de processos busca auxiliá-los, trazendo mais rapidez e efetividade ao serviço executado.
Um medo muito comum dos contadores é a ideia de que, ao empregar tecnologia, podem perder seus trabalhos. Na realidade, isso não poderia estar mais errado. Automatizar processos não significa substituir o profissional — pelo contrário, a automatização prevê a interação humana com os softwares.
Entretanto, você pode estar se perguntando qual seria a vantagem desse tipo de investimento, já que teria que substituir o trabalho manual pela operação dos programas. Mas o maior benefício que você poderá obter apostando na otimização de processos por meio da tecnologia é o ganho de tempo — um dos recursos mais valiosos da sua profissão.
Pense, por exemplo, que o seu escritório é o responsável por cuidar de toda a contabilidade de uma empresa com cerca de 200 funcionários. Existem sistemas nos quais é possível controlar e gerir todos os processos contábeis que envolvem todo o dia a dia da empresa, desde a emissão das notas fiscais até todas as obrigações fiscais, que incluem as contribuições previdenciárias referentes a cada um dos colaboradores.
O tempo poupado com a automatização pode ser usado de forma estratégica para diversos outros projetos, como a possibilidade de consultoria para as empresas. Isso pode gerar uma maior lucratividade para o escritório, além de destacá-lo no mercado, aumentando a competitividade.
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Cloud computing
Na mesma linha da automatização de processos, encontra-se a computação em nuvem. Essa tecnologia possui dois pilares básicos, e são eles que a tornam tão atrativa para o meio contábil: disponibilidade e acessibilidade. Ou seja, ela preza por estar disponível a qualquer hora e em qualquer lugar.
A Cloud Computing consiste em um servidor digital em que é possível guardar as informações necessárias de uma forma segura e facilmente acessível. Um exemplo disso são os serviços oferecidos pelas gigantes americanas Amazon e Google.
A digitalização dos documentos importantes — e consequente armazenamento em nuvem — também eliminam a necessidade de um amplo espaço para que seja possível manter fisicamente esses arquivos.
Mas, de fato, a grande vantagem para quem quer inovar na contabilidade é a possibilidade de acessar os arquivos e documentos necessários onde e quando quiser. Isso significa dizer que, em uma reunião importante com um cliente, por exemplo, você pode acessar qualquer arquivo do seu celular, computador ou qualquer outro dispositivo.
Mais do que isso, a computação em nuvem permite que mais de uma pessoa acesse os sistemas e documentos ao mesmo tempo. Assim, é possível que o escritório mantenha o controle sobre todas as entradas contábeis da empresa.
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Recuperação de Créditos Tributários
Existe um ramo da contabilidade tributária que é pouco explorado pela maioria dos escritórios. No entanto, ele pode ser muito interessante, seja por possibilitar retorno financeiro ou seja para expandir o seu portfólio de serviços.
Trata-se da Recuperação de Créditos Tributários, uma possibilidade prevista em lei para que os contribuintes recebam de volta os valores pagos a mais na hora de quitar seus débitos com o Fisco.
Um exemplo de como isso acontece são os produtos monofásicos. Com esses produtos, apenas o primeiro ente da cadeia produtiva precisa pagar os tributos relativos. Entretanto, são muito comuns os casos em que os demais também acabam, indevidamente, pagando tributos sobre eles.
É possível realizar uma busca por toda a Escrituração Contábil Fiscal da empresa em busca desses casos. Normalmente isso é feito com uma base tecnológica oferecida por empresas como a Dr. Fiscal, que fazem de forma fácil e automatizada essa varredura.
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