Compras online crescem e setor supermercadista se destaca

3 de dezembro de 2019 às 15:16

Segundo dados levantados em um estudo da CVA Solutions Varejo Alimentar, a preferência por realizar compras online tem crescido entre os brasileiros, quer seja através dos sites próprios das marcas ou de aplicativos especializados. Entre os segmentos mais procurados, o setor supermercadista se destaca, representando 78,2% das vendas realizadas dessa forma. 

Dentre esse percentual, 54,4% dos consumidores utilizam diretamente os e-commerces dos supermercados para efetuarem suas compras, enquanto outros 23,8% se valem dos aplicativos especializados em entrega, como o Rappi, o Buscapé Mobile e o James Delivery, por exemplo. No geral, 20,1% dos brasileiros já realizam suas compras em supermercados pela internet; em 2017, o índice era de apenas 9,9%.

A pesquisa ainda avaliou outros diversos aspectos relacionados ao desempenho online do setor supermercadista, como força de marca, custo-benefício ao consumidor e fidelização de clientes.

Quanto à força de marca, hoje se destacam as redes Atacadão e Assaí, com percentuais de 14,6% e 8,8% de influência sobre os consumidores, respectivamente. No terceiro lugar está o Extra, com 4,1%. Walmart e Carrefour perderam alguns pontos e ocupam o quarto e o quinto lugar desse ranking. 

No quesito que avalia o custo-benefício oferecido aos clientes, destacam-se as bandeiras Maxxi Atacado, Bourbon, Savegnago e Guanabara. Já no aspecto fidelização, a rede Pão de Açúcar é líder, sendo preferida por 73,4% dos consumidores consultados no estudo.

Sobre os dados, o sócio-diretor da CVA Solutions, Sandro Cimatti, comenta que ainda há espaço para supermercados do varejo e atacado explorarem o comércio online. Ele aponta para a necessidade das redes investirem em programas de fidelização e incentivo, apresentando descontos e recompensas aos consumidores, a fim de estimular as compras em suas redes. 

Em uma avaliação geral, o estudo ajuda a perceber as mudanças de comportamento geradas pela democratização da tecnologia. Dessa maneira, fica claro que os empreendimentos devem buscar se adaptar às novas tendências, garantindo assim estabilidade e influência no mercado atual, cuja força considerável provém das vendas e compras online.

.

Quer receber os melhores conteúdos do mundo fiscal em seu e-mail? Assine nosso newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece!

compartilhe
Escrito por
Ingridy Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Relacionados
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });