2020 pode ser a retomada do Varejo, afirmam especialistas

9 de janeiro de 2020 às 12:00

2020 tende a ser um ano melhor que os anteriores, no varejo. Após a queda histórica no volume de vendas em 2015 e 2016, os varejistas brasileiros viram pouco a pouco o setor se restabelecer ao longo dos últimos anos. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo IBGE em outubro de 2019 (data do dado mais recente), o setor acenava com uma alta de 1,8% no ano. Em comparação, 2018 teve um crescimento de cerca de 2,3%.

Especialistas afirmam que 2019 terminou em um clima otimista para o varejo, preparando um terreno que permitirá um crescimento mais sustentável para 2020. A grande diferença para os outros anos é que, agora, os analistas já falam em um novo ciclo do setor.

O ano se inicia embalado na onda que favoreceu o segundo semestre de 2019, com a liberação dos recursos do FGTS e a leve queda na taxa de desemprego nacional. Esses fatores ajudam a impulsionar, sobretudo, os setores de vestuário e bens duráveis.

No entanto, mesmo com boas expectativas, é necessário manter atenção aos fatores políticos e econômicos, como possíveis crises e afastamento de investidores, que podem alterar o panorama geral do ano.

Gostou dessa notícia? Acompanhe nosso blog e fique por dentro das maiores novidades do mundo do empreendedorismo!

compartilhe
Escrito por
Thiago Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.