2020 tende a ser um ano melhor que os anteriores, no varejo. Após a queda histórica no volume de vendas em 2015 e 2016, os varejistas brasileiros viram pouco a pouco o setor se restabelecer ao longo dos últimos anos. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo IBGE em outubro de 2019 (data do dado mais recente), o setor acenava com uma alta de 1,8% no ano. Em comparação, 2018 teve um crescimento de cerca de 2,3%.
Especialistas afirmam que 2019 terminou em um clima otimista para o varejo, preparando um terreno que permitirá um crescimento mais sustentável para 2020. A grande diferença para os outros anos é que, agora, os analistas já falam em um novo ciclo do setor.
O ano se inicia embalado na onda que favoreceu o segundo semestre de 2019, com a liberação dos recursos do FGTS e a leve queda na taxa de desemprego nacional. Esses fatores ajudam a impulsionar, sobretudo, os setores de vestuário e bens duráveis.
No entanto, mesmo com boas expectativas, é necessário manter atenção aos fatores políticos e econômicos, como possíveis crises e afastamento de investidores, que podem alterar o panorama geral do ano.