Tecnologia na Contabilidade: como não ficar para trás?

22 de junho de 2020 às 11:30

Segundo o site Will robots take my job? — mecanismo baseado em uma pesquisa da Universidade de Oxford — as profissões de Contador e Auditor como conhecemos hoje possuem 94% de chance de serem substituídas por robôs no futuro por meio da automatização. E isso mostra que, para não ficar para trás, esses profissionais deverão  se atualizar e dominar a tecnologia na contabilidade — antes que sejam dominados por ela 

Neste texto, queremos justamente mostrar como a tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento da área contábil, aprimorando processos desde o atendimento ao cliente até a entrega de um projeto. Afinal, se a modernização da contabilidade é algo de que não se pode fugir, contadores, auditores e consultores devem começar a se preparar desde já.

Reuniões à distância

Em qualquer profissão, mas especialmente na contabilidade, uma das maiores vantagens da tecnologia é poder se encontrar com os clientes sem precisar sair do escritório. Hoje em dia, existem diversos aplicativos e softwares que funcionam para esse propósito e alguns podem ser acessados inclusive pelo celular.

Muitas vezes, um cliente pode ter alguma dúvida rápida e, por meio desse recurso, pode tirar ela de forma rápida e muito mais pessoal do que por meio de uma ligação. E mesmo quando é necessário ter uma conversa mais demorada, os encontros virtuais também mostram o seu valor , poupando o tempo de deslocamento e otimizando as relações.

Cloud Computing

Investir na computação em nuvem é como “matar dois coelhos com uma cajadada só”. Assim como o ditado popular indica, as vantagens são tantas que acabam resolvendo, de uma vez, dois dos problemas mais recorrentes na área contábil, que são a falta de agilidade e de segurança.

A cloud computing permite salvar todos os arquivos importantes em um servidor online, normalmente acessível de qualquer dispositivo com acesso à internet. E isso certamente garante uma agilidade maior ao contador. A segurança, por sua vez, acontece pois boa parte dos serviços de Computação em Nuvem são disponibilizados por gigantes da tecnologia mundial, como Google, Microsoft e Amazon — para isso, elas possuem fortes certificados de segurança digital e proteção de dados.

Inteligência Artificial

Um dos pontos mais inovadores da tecnologia na contabilidade é a possibilidade de fazer a máquina trabalhar para você. A inteligência artificial, como é conhecida a capacidade de treinar a tecnologia para replicar comportamentos humanos, permite identificar padrões numéricos na rotina contábil. Dessa forma, é possível operar de formas que minimizem os erros, além de poder trabalhar com matrizes impossíveis para humanos.

A Dr. Fiscal, por exemplo, trabalha com inteligência artificial, aplicando uma modelagem de algoritmo com mais de 5 milhões de regras fiscais para identificar créditos tributários recuperáveis por pequenas empresas. 

Gostou do texto? Que tal descobrir outras possibilidades de inovar na contabilidade a partir da tecnologia? Venha conhecer o modelo de negócio da Dr. Fiscal e transformar os rumos da sua carreira contábil!

compartilhe
Escrito por
Thiago Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });