Setor farmacêutico: conheça as tendências para 2020

3 de março de 2020 às 10:19

De acordo com dados divulgados pela Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias), o setor farmacêutico cresceu acima do PIB em 2019. Para 2020, a Federação destaca algumas tendências, como a venda de genéricos e os Programas de Fidelidade.

Os números comprovam ainda o tamanho do setor: são cerca de 78,7 mil lojas em todo o Brasil. Isso quer dizer que são muitas empresas disputando espaço em um mercado consolidado e com ótimas perspectivas. Para se diferenciar em relação aos concorrentes, apenas o melhor preço pode não ser o suficiente.

Confira nesse texto como aproveitar as tendências do setor farmacêutico para o ano e entenda as oportunidades de crescimento para o setor.

Programas de Fidelidade

Um programa de fidelidade é um benefício que oferece vantagens para os clientes que realizam compras recorrentes em determinados estabelecimentos. É uma estratégia eficiente para fidelizar os consumidores, fortalecendo o relacionamento com a marca.

No setor farmacêutico, a Pesquisa de Comportamento do Cliente na Farmácia, de 2019, apontou que 84,66% dos clientes participam de algum programa de fidelidade.  Isso se dá, principalmente, porque eles apresentam benefícios reais ao consumidor na hora da compra — ou seja, vantagens que ele consegue, de fato, perceber.

Mas para aproveitar essa tendência, alguns aspectos precisam ser respeitados. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a inclusão de medicamentos nos programas de fidelidade, a fim de não estimular a automedicação e o consumo sem prescrição médica. Fora isso, todos os demais itens da farmácia podem entrar no programa: maquiagem, alimentos, cosméticos, perfumaria, higiene pessoal, entre outros.

Em primeiro lugar, é necessário definir um regulamento claro para o consumidor, estabelecendo se há alguma diferença de pontuação por categorias, quais produtos estão inclusos, além de definir a quantidade mínima de pontos para a troca e o prazo para a os pontos expirarem.

Após essa etapa, é importante determinar como funcionará o sistema de pontos, definindo quanto em dinheiro gasto será transformado em um ponto. Essa relação deve ser feita em cima da margem de preço e lucro dos produtos de cada categoria. Em seguida, escolha quais serão os prêmios do programa: descontos nas próximas compras, trocas por produtos ou serviços, entre outros.

Por último, é essencial ter um software que responda e atenda exatamente ao que você precisa. Existem diferentes opções no mercado, e é preciso um bom sistema para gerenciar os pontos e ofertas de cada cliente cadastrado.

Medicamentos Genéricos

O cenário da indústria de genéricos já é bem estabelecido no Brasil. Atualmente, cerca de 34,04% do mercado total de medicamentos é representado pela categoria, faturando R$9,82 bilhões em 2019 — um valor 14,87% maior do que em 2018.

Esse segmento é consolidado justamente pela alta adesão que possui com o consumidor, devido ao baixo preço e boa qualidade. Apostar nele é uma das grandes tendências do setor farmacêutico para 2020.

Além de ter um impacto positivo para as finanças da farmácia, os medicamentos genéricos também beneficiam diretamente o bolso do consumidor, que costumam prezar pela economia. 

A alta desse tipo de medicamento se deve, também, ao crescimento da confiança médica. De acordo com dados do IQVI — empresa global especializada na auditoria do varejo farmacêutico — entre os 20 medicamentos mais prescritos de 2019, 15 deles foram receitados com a indicação do princípio ativo genérico.

Panorama para o ano

As perspectivas do setor para o ano são positivas, mas devem ser encaradas com muita cautela pelos empresários do ramo. Mesmo que o setor acene para um crescimento durante 2020, alguns fatores externos devem ser considerados, como a situação econômica da maior parte dos brasileiros. Justamente em função disso que os Programas de Fidelidade e medicamentos genéricos surgem como opções atrativas para os consumidores — mas não são as únicas, você ainda pode encontrar novas oportunidades para atender às demandas do mercado.

.

Gostou de conhecer as tendências do Setor Farmacêutico para 2020? Assine nosso newsletter e receba o melhor da Dr. Fiscal diretamente em seu e-mail!

compartilhe
Escrito por
Thiago Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });