O que é uma franquia: conheça os principais aspectos desse modelo

24 de abril de 2020 às 16:50

O mercado de franquias pode ser muito atrativo para aqueles que querem começar a empreender. Essa é uma frase comum de se encontrar ao pesquisar sobre abrir um negócio. Mas você realmente sabe o que é uma franquia e o que significa ser dono de uma?

De fato, optar por uma franquia é um dos caminhos mais seguros para abrir um negócio. Já que essa operação se baseia na transferência de um modelo de negócios, ou know-how, de uma empresa já estabelecida no mercado para uma iniciante, as chances de sucesso são maiores.

Entretanto, a vida e rotina de uma franquia não param por aí. Mais do que abrir uma empresa “copiando” outra, o empreendedor precisa ter muito jogo de cintura para lidar com os imprevistos do dia a dia e as particularidades do negócio. Para isso, vamos te apresentar um pouco mais sobre o que é uma franquia, explicando as principais diferenças para os outros modelos.

A Circular de Oferta de Franquia 

É por meio de um documento, conhecido como Circular de Oferta de Franquia (COF) que o Franqueador, dono da marca, transmite ao Franqueado, interessado em abrir a empresa, todo o conhecimento necessário para que a nova loja siga o mesmo padrão de qualidade.

Nele, várias diretrizes são estabelecidas, como qual a configuração da loja e qual a relação com os outros franqueados. O documento é uma segurança a mais para quem está buscando abrir o seu próprio negócio.

Lei de Franquias

As empresas que estão estabelecidas sobre esse modelo estão sob a jurisdição de uma lei específica, a Lei 13.966/2019, conhecida como Nova Lei de Franquias. Esse é outro dispositivo de segurança que garante para ambas as partes (Franqueador e Franqueado), condições para que alcancem seus objetivos.

Royalties, Fundo de Propaganda e Taxa de Franquia

Para ingressar em uma franquia, é necessário antes saber que há três tipos de pagamento a serem feitos.

O primeiro deles é chamado de Taxa de Franquia, um valor único pago ao aderir a franquia. Costuma ser pago na assinatura do contrato (ou pré-contrato) e é uma remuneração inicial ao Franqueador por todo o know-how oferecido em treinamentos e por meio da COF. Cada franquia tem a sua própria Taxa de Franquia.

Outro pagamento corriqueiro ao Franqueado é o Royalty. Para que se tenha direito de usar a marca e serviços prestados pelo Franqueador, essa taxa é cobrada periodicamente. Costuma ser calculada com base em um percentual do faturamento bruto.

Por fim, o Fundo de Propaganda é um valor pago por todas as unidades (inclusive as sob domínio do Franqueador) que é utilizado para ações de marketing. Essas ações devem beneficiar toda a rede, com prestação de contas periodicamente aos Franqueados.

Agora você já sabe mais sobre o que é uma franquia. Se você busca empreender, investir nesse modelo pode ser vantajoso. Existem, no mercado, franquias com os mais diversos valores de adesão.

A Dr. Fiscal, por exemplo, é uma franquia da área contábil e tributária. Entre em contato conosco e torne-se um franqueado.

compartilhe
Escrito por
Thiago Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });