Carnaval no varejo: as marchinhas de quem quer lucrar mais

21 de fevereiro de 2020 às 14:40

“Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil! Cidade maravilhosa, coração do meu Brasil!”. Em ritmo de Carnaval, essa marchinha é uma das mais populares do país durante essa época do ano. Mas não é apenas no Rio de Janeiro que a comemoração abre alas para a economia. Em todo o Brasil, as cidades costumam receber muitos turistas, que procuram as mais diferentes atrações para a data, impulsionando as vendas.

Mas não é apenas no turismo que os negócios aumentam; diversos outros segmentos se beneficiam dessa festa, como as farmácias — nas quais aumentam as demandas por certos produtos — e os food services — que costumam ser procurados pela agilidade e facilidade de seus pratos. 

Quando pensamos em como o Carnaval pode movimentar a economia, é comum lembrarmos das grandes folias, das festas e bloquinhos. São muitas oportunidades de vender, principalmente nas cidades que recebem mais foliões. No entanto, a festa estimula até mesmo os negócios em locais mais calmos e sem tanta agitação, que atraem muitas pessoas em busca de descanso durante os 4 dias de festa.

Para te inspirar, trouxemos as marchinhas que você precisa saber nessa época. Com elas você vai ter algumas dicas de como lucrar mais durante essa festa. Confira, então, as 3 marchinhas que os empresários têm que saber na ponta da língua durante esse Carnaval:

Tá chegando a hora

Tá chegando a hora do Carnaval e isso exige que o empresário tenha bastante inteligência e jogo de cintura. Nessa época, os grandes centros do país costumam receber turistas de diversas partes do mundo, então é recomendado que você esteja com o inglês em dia. Afinal, uma boa venda depende de um bom atendimento.

Alguns segmentos do varejo podem ser bem criativos para vender ainda mais nessa época do ano. Você já pensou, por exemplo, em montar um kit de sobrevivência para o Carnaval? 

Durante a festa, muitos blocos e comemorações acontecem durante a tarde, com o sol forte, então é uma boa ideia montar pequenos kits, como uma sacola que venha com protetor solar, desodorante, garrafinha de água, porta-documentos ou o que mais você achar que pode vender na data. A criatividade é o limite.

Mas que calor ô ô ô ô

Durante o mês de fevereiro, as temperaturas costumam ser bem altas e, naturalmente, a busca por alguns produtos tende a ser maior do que em outras épocas do ano. Portanto, se você tem no seu catálogo alguns produtos refrescantes, como refrigerantes, sorvetes, picolés ou qualquer outro, cogite fazer promoções e deixe-os em destaque no seu negócio.

Outro segmento que tende a aumentar o faturamento durante a maior festa do país é a hotelaria. Muitas pessoas costumam sair das capitais em busca de descanso e paz, “fugindo” para locais mais calmos e se hospedando nas acomodações que mais proporcionam aquilo que buscam.

Outro ponto positivo desse lado do carnaval é que a economia dessas cidades também é impulsionada por quem foge da folia, não apenas a rede hoteleira. Como são pessoas que buscam sossego e descanso, pode ser uma boa ideia investir em produtos e serviços que se conectem com essa procura. Já pensou em oferecer, por exemplo, um guia dos pontos turísticos da sua cidade junto com as suas vendas durante essa época? Ou, quem sabe, um passeio guiado pela cidade para quem comprar acima de R$70 reais em produtos? Novamente, a sua criatividade é o limite.

Quem sabe, sabe. Conhece bem

No fim, a dica mais importante para o Carnaval (e qualquer época do ano) para o empreendedor é saber onde está inserido e qual o público que quer atingir. Entendendo exatamente quais são os objetivos, o próximo passo é soltar a criatividade e atrair o cliente com aquilo que você planejou para o perfil dele.

.

Gostou das marchinhas para o Carnaval de 2020? Assine nosso newsletter e receba o melhor da Dr. Fiscal diretamente em seu e-mail!

compartilhe
Escrito por
Dr Fiscal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });