Dia Livre de Impostos 2019: uma luta tributária

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Quem nunca quis comprar sem impostos?

No Brasil, principalmente, esse desejo é praticamente unânime, visto que os nossos impostos levam os preços dos produtos às alturas. Isso diminui o poder de compra dos cidadãos e só contribui para solidificar a — já amplamente conhecida —  fama de turbulência tributária que nosso país possui. Por conta destes fatores, nasceu o Dia da Liberdade de Impostos. Uma forma de protesto contra a tributação abusiva no Brasil.

Mas o que realmente implica a existência desta data?

A história

Dia da Liberdade de Impostos, Dia Livre de Impostos, ou apenas DLI, são três formas válidas de se referir a um verdadeiro manifesto dos brasileiros contra o sistema tributário. Ele acontece sempre no dia 30 de maio, e surgiu há 13 anos, por iniciativa da CDL Jovem — a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem.

Desde então, a ação já conscientizou milhares de brasileiros quanto ao impacto dos impostos em suas vidas, proporcionando ainda, um aumento em seu poder de aquisição —  mesmo que por apenas um dia.

Desde então, a ação já conscientizou milhares de brasileiros quanto ao impacto dos impostos em suas vidas, proporcionando ainda, um aumento em seu poder de aquisição —  mesmo que por apenas um dia.

O que acontece neste dia?

Neste dia, inúmeros lojistas se unem para vender seus produtos sem a incidência de impostos, ou seja, apenas pelo valor de custo.

Como o movimento é organizado pela CDL Jovem, para participar do DLI é preciso cadastrar-se no site deles. Dessa forma, as lojas cadastradas recebem uma tabela atualizada com a alíquota de cada tributo que possa incidir sobre os produtos que elas comercializam. Isso facilita na hora de conceder os “descontos” no dia da ação.

Qual o impacto desse movimento?

O Dia Livre de Impostos impacta diretamente na economia brasileira, pois é um dia em que se vende mais e se compra mais.

Também é uma ação de grande impacto social, visto que mobiliza um grande grupo de pessoas. Pelos números divulgados pela CDL, é possível mensurar melhor essa ação. Em 2018, por exemplo, mais de 5 mil lojistas aderiram ao movimento, atingindo, apenas por publicações, cerca de 68.427.371 pessoas.

Inquestionavelmente um movimento poderoso.

Edição 2019

A 13ª edição do Dia Livre de Impostos acontecerá em 30 de maio de 2019, e já conta com a participação de 1302 lojas de 108 cidades do Brasil.

Será um dia bastante agitado no comércio, e os consumidores podem e devem aproveitar dos efeitos do movimento no preço dos produtos.

Para os interessados em participar do DLI, é possível cadastrar-se no site da ação.

.

Quer se manter sempre atualizado do que acontece no mundo fiscal? Assine nosso newsletter para receber os melhores conteúdos!

E não se esqueça de acompanhar o nosso blog!

.