Uma pesquisa recente do Sebrae apontou que 3% das Micro e Pequenas Empresas fecharam de vez durante pandemia. Essa é uma estatística da qual, certamente, nenhuma empresa quer fazer parte.
No entanto, atravessamos um período de incertezas e é por isso que, hoje, queremos mostrar dois erros que as pequenas empresas não podem cometer se quiser vencer a pandemia. Confira:
Não se digitalizar
O principal erro cometido pelas micro e pequenas empresas foi não aderir ao processo de digitalização. Abertura de e-commerces, atendimento online, chatbots… a lista é extensa, mas o fato é que a inovação partiu, sim, da premissa de um mundo digital. Com as medidas de distanciamento social adotadas em quase todo o país e, consequentemente, com as pessoas passando mais tempo em casa, a internet surgiu como a maior aliada dos empresários neste momento.
Os supermercados, por exemplo, dobraram suas vendas feitas desta maneira. Segundo a Apras (Associação Paranaense de Supermercados), muitos supermercadistas já possuíam planos de aderirem ao e-commerce e, em função da pandemia, anteciparam o planejamento — o que fez as vendas online do setor dispararem.
Mas a presença digital não é constituída apenas de e-commerce. Restaurantes e Padarias, por exemplo, foram dois dos setores mais afetados pela crise. Muitos estabelecimentos, antes restritos ao ambiente físico, agora estão possibilitando a compra online com retirada presencial e, também, aderindo aos populares aplicativos de delivery.
Manter a mesma forma de atendimento
Outro erro que você não pode cometer é se manter preso à mesma forma de atendimento de antes da pandemia. Nesse momento, a interação entre cliente e empresa está diferente. Uma estratégia adotada pelos donos de pequenos negócios é adaptar seus atendimentos. Como, na maioria das cidades, os estabelecimento permaneceram fechados, muitos empreendedores enxergaram a oportunidade de trabalhar de uma forma diferente: à domicílio.
Essa solução foi mais adotada pelo setor de serviços, que passou a atender os clientes em suas próprias casas, mas não foi a única. Os chamados serviços essenciais, como farmácias e supermercados, também tiveram que fazer mudanças em seu atendimento — mesmo que não tenham fechado durante a pandemia. Assim, muitos lugares passaram a atender somente uma pessoa por vez ou mudaram a disposição dos produtos para ampliar o espaço.
A forma de fazer negócios mudou
Independentemente da estratégia adotada, a mudança vai acontecer. O mundo mudou e, com isso, a forma de fazer negócios mudou junto. Isso quer dizer que cada vez mais a digitalização ou os serviços à domicílio se tornarão uma realidade. Se você ainda busca mais formas de se modernizar, conheça a Contabilidade Inteligente, o serviço exclusivo da Dr. Fiscal que organiza as informações vitais da sua empresa para que ela cresça com bases contábeis sólidas e eficientes, mantendo-se financeiramente saudável.
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