O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) criou a campanha “MEI. Reinvente. Repense. Recrie”, visando os Microempreendedores Individuais de todo o Brasil. A ideia proposta é oferecer formas para que os MEIs possam manter a renda durante a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus.
Para isso, a empresa vai disponibilizar conteúdos e produtos como cursos, vídeos com especialistas, consultorias e atendimentos gratuitamente para a categoria. Finanças, Marketing, Vendas, Inovação, Legislação, Planejamento Estratégico e Empréstimos estão entre os temas trabalhados.
Os serviços estão disponíveis desde o dia 18 de maio em um site criado para a campanha.
Segundo o Sebrae, 58% dos MEIs suspenderam as vendas durante a pandemia, além de uma mudança de funcionamento em 31% dos negócios. Em um cenário nacional com mais de 10 milhões de microempreendedores individuais, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, considera o MEI como peça fundamental na economia do Brasil.
Como parte dos serviços propostos, o MEI tem à disposição a emissão de notas fiscais eletrônicas — para evitar que o empreendedor precise sair de casa — e uma ferramenta criada pelo Sebrae para a criação de anúncios de forma gratuita.
A mobilização conta também com conteúdos sobre as linhas de crédito e medidas legislativas adotadas durante a crise como incentivo ao empreendedorismo.
.