Ontem, 19 de maio, o Facebook anunciou um novo serviço que permite a criação de lojas diretamente na plataforma e também no Instagram. Segundo Mark Zuckerberg, cofundador e CEO da empresa, o Facebook Shops — como foi chamada a funcionalidade — teve seu lançamento acelerado para auxiliar os negócios afetados pela pandemia de Covid-19.
No comunicado, ele afirma ainda que o serviço será gratuito aos lojistas, tendo como contrapartida a utilização dos dados de tráfego para o aprimoramento dos anúncios da rede social. Para Zuckerberg, ao utilizarem o Facebook Shops, os empresários farão eventual uso dos anúncios na plataforma, formando assim o faturamento da empresa.
“Futuramente, as vendas poderão ser feitas pelos serviços de mensagem, como WhatsApp, Messenger ou Instagram Direct” — diz o comunicado oficial sobre o Shops. A promessa é criar meios mais simples para que pequenos negócios montem lojas online, tornando o recurso acessível tanto no Facebook quanto no Instagram. Será possível selecionar os produtos desejados e customizar a aparência, alterando foto de capa e adicionando as cores da marca. A plataforma ainda poderá ser acessada de três formas diferentes: por meio das páginas de ambas as redes sociais, Stories ou anúncios.
O serviço do Facebook pretende, entretanto, não se equiparar a outros marketplaces — como são chamadas as plataformas de lojas online —, como Amazon. A intenção do CEO da rede social é criar uma espécie de vitrine virtual, apenas facilitando o processo de fazer o produto chegar até o cliente.
.
Além do Facebook Shops, as redes sociais podem ser excelentes aliadas dos pequenos empresários, principalmente em tempos de crise. Quer saber mais como diversificar o seu negócio utilizando mídias sociais e outras tecnologias?