Ao abrir uma empresa, a última coisa que se deseja pensar é em como lidar com um possível fracasso. Porém, diante das circunstâncias atuais do mercado, é praticamente inevitável deparar-se com uma crise financeira suficientemente capaz de comprometer não só a saúde, como a própria existência de um negócio.
E, quanto mais jovem for a empresa, mais riscos ela corre. Uma pesquisa divulgada em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE mostrou que 60% das empresas brasileiras fecham as portas antes de completarem cinco anos. Em outro dado, também pesquisado e divulgado pelo IBGE, nos últimos três anos 719, 6 mil empresas brasileiras faliram.
Estes dados são preocupantes e podem aterrorizar os empreendedores, mas, para não ser pego de surpresa, ou até mesmo para sobreviver a crise que já alcançou o seu negócio, é preciso buscar alternativas inovadoras e assim destacar-se no mercado, mesmo em tempos difíceis.
Abaixo, seguem algumas dicas para inspirar:
1) Enxergue o potencial das ideias:
Não raramente descarta-se ideias sem antes mesmo explorá-las. Por mais que, a princípio, uma ideia pareça ruim ou sem sentido, tente extrair o máximo que puder dela antes de desconsiderá-la. Pode ser que a mudança que sua companhia precisa esteja escondida atrás daquele seu pensamento ‘insano’.
2) Arrisque-se:
Arriscar talvez seja o verbo mais temido por empreendedores, ainda mais em tempos de crise; mas, arriscar, na medida certa, pode ser fazer toda a diferença.
Se um projeto tem — segundo suas pesquisas, estudos e cálculos — potencial de dar certo, mas ainda há medo de colocá-lo em prática, vale a pena investigar a raiz dessa incerteza e combatê-la com um pouco de ousadia. Riscos calculados merecem uma chance em qualquer organização.
3) Transforme:
Estar no mesmo segmento de uma outra empresa não significa que você deve agir da mesma forma que ela.
Pergunte-se o que pode ser oferecido, única e exclusivamente, pelo seu negócio. Quais são os pontos que lhe diferenciam da concorrência, e por que o seu público alvo deve escolher os serviços que são prestados pela sua instituição?
Não forneça apenas mais do mesmo, transforme a sua empresa, serviço ou marca em algo digno de destaque, para então ser lembrado por sua singularidade.
4) Faça um Diagnóstico Tributário:
Um dos maiores desafios das pequenas empresas é a manutenção de uma base de produtos corretamente classificada, segundo as definições da legislação tributária. Todos os dias, dezenas de normas fiscais sofrem mudanças, o que exige das empresas uma atualização constante. Do contrário, elas podem acabar se deparando com grandes prejuízos.
Portanto, submeter a empresa a um diagnóstico tributário pode ser uma estratégia interessante para prevenir uma crise financeira, pois verificará, com precisão, qual o real estado de saúde da organização.
Consultorias especializadas, como a Dr. Fiscal, adotam processos de verificação de dados que levam em consideração toda a base de produtos da empresa, e confrontam-os com as regras fiscais vigentes. Assim, é possível verificar se a empresa está tributando corretamente e realizar ajustes que resultarão em mais dinheiro no caixa — o que afastará ainda mais as chances de uma crise financeira se tornar um verdadeiro colapso do negócio.
Não pare por aí
O ponto principal destas dicas é promover um pleno conhecimento do seu negócio, pois é partir disso que você poderá agir para salvá-lo, estabilizá-lo e impulsioná-lo, seja qual for o problema que ele estiver enfrentando neste momento.
Tente exercitar sua criatividade e tecer novos planos e estratégias para atrair novos clientes, investidores e assim alcançar reconhecimento e solidez, mesmo que, ao redor, todos estejam desmoronando.
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