Quem atua na carreira tributária tem como principal função prevenir erros fiscais e criar novas estratégias legais para diminuir a tributação de uma empresa. Entretanto, assim como em outras áreas, esses profissionais enfrentam desafios constantes no exercício de suas funções.
No Brasil, as empresas chegam a gastar cerca de 43.994 horas anuais apenas para gerenciar suas obrigações fiscais. Esse número destaca a urgência de contar com tributaristas qualificados, que possam não apenas garantir a conformidade legal, mas também buscar soluções inovadoras que melhorem a eficiência fiscal das companhias.
Apesar dos desafios enfrentados por esses especialistas, já existem diversas soluções inovadoras, como as promovidas pela Dr. Fiscal, que oferecem tecnologias avançadas para simplificar e otimizar a gestão tributária.
Entenda mais sobre a complexidade tributária do Brasil👉 Complexidade tributária: por que é tão difícil entender de impostos no Brasil?
Quais são as principais atividades de um tributarista?
O tributarista tem como função mais importante o planejamento tributário, que envolve criar estratégias para reduzir legalmente a carga fiscal de uma empresa, como ao escolher o regime de tributação mais adequado. Além disso, realiza a apuração de tributos, calculando corretamente os impostos devidos, como ICMS ou IRPJ, para evitar erros no pagamento. Outro papel essencial é o compliance tributário, onde garante que a empresa cumpra todas as obrigações fiscais, como a entrega do SPED. Ainda, o tributarista faz a defesa em processos tributários, representando a empresa em disputas com o Fisco, como em uma autuação fiscal.
Na revisão fiscal, ele busca identificar pagamentos indevidos, como um tributo recolhido a maior, para solicitar compensação ou restituição. Ele também atua na gestão de riscos fiscais, identificando possíveis problemas, como a exposição a multas, e propondo soluções preventivas. Por fim, a consultoria fiscal é usada para orientar as empresas em decisões pontuais, como a aplicação de benefícios em uma determinada operação.
Quais são os principais obstáculos enfrentados pelos tributaristas e contadores na adaptação às constantes mudanças do cenário fiscal?
Como comentado anteriormente, a legislação tributária no Brasil é notoriamente complexa, com normas que variam entre os níveis federal, estadual e municipal, e que estão em constante atualização. Acompanhar a média de 53 alterações nas normas tributárias por dia útil no país (De acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) exige dedicação constante dos profissionais.
Alguns dos principais desafios que os tributaristas enfrentam no cenário fiscal, são:
- Digitalização e automação: a crescente adoção de tecnologias de automação e inteligência artificial no setor contábil/tributário representa tanto uma oportunidade quanto um desafio. Profissionais precisam se adaptar ao uso dessas ferramentas e ao impacto delas.
- Compliance e transparência: a conformidade fiscal está mais rigorosa, com foco crescente em transparência nas operações. Cumprir essas exigências não é apenas evitar penalidades, mas construir confiança e credibilidade no mercado.
- Gestão de riscos tributários: a fiscalização tributária mais intensa exige uma gestão de riscos eficiente. Profissionais precisam antecipar riscos e oferecer soluções estratégicas para contenciosos, minimizando impactos financeiros e operacionais.
- Planejamento tributário em um cenário global: com o aumento da internacionalização de empresas, é necessário que o tributarista tenha conhecimento das legislações internacionais e tendências globais em planejamento fiscal.
- Atualização constante: A necessidade de estudo contínuo é uma realidade para todos os setores, mas especialmente para os tributaristas, uma vez que a legislação muda rapidamente.
Como os profissionais da carreira tributária podem se destacar em um ambiente de trabalho cada vez mais digital e automatizado?
As máquinas não substituirão os profissionais da carreira tributária, mas com certeza, tornarão os processos mais simples e rápidos. A tecnologia já está permitindo que o trabalho dos tributaristas seja cada vez mais focado em estratégias de alto valor agregado. Nesse cenário, as ferramentas avançadas da Dr. Fiscal oferecem uma vantagem competitiva ao simplificar processos complexos e garantir precisão nas operações fiscais.
Com mais de 5 milhões de regras fiscais e um cadastro abrangente de produtos, a Dr. Fiscal ajuda as empresas a corrigirem erros, manterem a conformidade e a recuperarem valores pagos indevidamente. Como franqueado da Dr. Fiscal, você terá acesso a essas tecnologias exclusivas, potencializando seus serviços e ampliando sua atuação no mercado tributário.
Quer saber como se tornar um franqueado? Fale com os especialistas da Dr. Fiscal e dê o próximo passo na sua carreira!

Jornalista e produtora de conteúdo da Dr. Fiscal. Bacharel em Jornalismo pela PUCRS. Copywriter e entusiasta em assuntos ligados ao empreendedorismo e ao mundo tributário.