Seja um Super Mercado: dicas para ser o herói de seus clientes

3 de junho de 2019 às 10:03

O segmento supermercadista é um dos mais importantes no cenário do varejo, atualmente. Segundo a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, apenas em 2018, o setor faturou R$ 355,7 bilhões, demonstrando grande relevância econômica.

Porém, a despeito do grande impacto em nossa economia nacional, o setor supermercadista pode ser, muitas vezes, uma verdadeira aflição para os empreendedores que o compõem. Isso porque, com o crescimento da área, a concorrência tem aumentado quase que exponencialmente, tornando ainda mais difícil para os pequenos e microempreendedores — donos de mercearias e minimercados — desenvolver estratégias para se destacar entre os demais e se sobressair nas vendas.

Mas hoje vamos te dar algumas dicas para alavancar o seu negócio e tornar o seu minimercado, mercearia ou mercado, num super empreendimento; um verdadeiro herói para os seus clientes.

Confira!

1.  Em um super mercado, super produtos!

A variedade dentro do seu super mercado é um fator essencial para tornar o seu mercado mais atrativo. Afinal, quando um cliente entra em seu estabelecimento, ele espera ter, no mínimo, mais de uma opção para o produto que deseja comprar.

Portanto, invista na diversidade dos produtos em suas prateleiras. Procure sempre disponibilizar ao mínimo duas marcas com preços diferentes, para satisfazer as variadas necessidades dos seus clientes.  Mas, para isso, procure conhecer o seu público e entender o que ele deseja. Você pode fazer isso por pesquisas dentro e fora de sua loja, por exemplo, ou apenas observando o registro de compras e identificando as preferências de sua clientela.

Lembre-se que seu principal objetivo é garantir que o seu cliente encontre em seu mercado aquilo que ele procura. Dessa forma, você aumenta as chances de fidelizá-lo.

2. Mantenha uma super organização

Uma boa estratégia para aumentar seu índice de vendas, e ainda facilitar a localização dos clientes em seu supermercado, é investir numa boa organização do seu estabelecimento.

Tente organizar os seus produtos por similaridade, sempre tentando entender a lógica do consumo. Por exemplo, se um consumidor for até o mercado para comprar feijão, o que mais ele poderia precisar comprar para garantir a refeição?

Manter as gôndolas sempre limpas, bem como verificar a validade dos itens, também é importantíssimo. Um mercado organizado significa uma melhor experiência de compra.

3. Tenha um super atendimento

De nada adianta ter o ambiente mais organizado, ou ofertar os melhores produtos, se você não souber atender o seu cliente da forma como ele merece.

Seja sempre amigável, atencioso, gentil e cordial. Demonstre genuíno interesse em seu cliente e esteja sempre à disposição. Se ele precisar de auxílio para localizar um produto, ou até mesmo se ele precisar de uma opinião quanto ao custo benefício de uma mercadoria, procure sempre fazer o seu melhor, prestando um serviço de qualidade.

Isso fará toda a diferença na experiência de compra do seu cliente, o que, por consequência, lhe ajudará a se destacar!

4. Crie super promoções

Todo consumidor adora promoções, e você deve usar isso ao seu favor — de forma estratégica, claro.

Uma data comemorativa se aproxima? Pense nos produtos que seu supermercado poderia pôr em desconto nesse período. Ou então, montar uma cesta e realizar um sorteio… As possibilidades são muitas.

Investir neste tipo de ação é crucial para aumentar o seu desempenho em relação à concorrência, e ainda é uma maneira de aumentar suas vendas. Apenas lembre de calcular bem as suas margens de lucro e custo, para não sair oferecendo descontos que vão lhe deixar no prejuízo.

5. Faça um super publicidade

Uma boa forma de destacar-se entre a concorrência, e tornar-se o preferido dos seus clientes, é estando sempre por perto.

Para fazer isso, você precisa investir na publicidade do seu negócio. E isso pode ser feito de maneiras bem simples, como a clássica distribuição de panfletos na região, compartilhando as principais ofertas; ou até mesmo de uma forma mais moderna, criando perfis em redes sociais para manter seus clientes sempre atualizados sobre as novidades em seu mercado.

Você pode até criar um sistema de cupons de desconto e premiações exclusivas para aqueles que lhe seguem nas mídias digitais. Isso aumentará a interação com o seu público, tornando-o mais conhecido e influente.

Seu super mercado, um super sucesso.

Depois de todas estas dicas, o mais importante é lembrar que, independentemente do tamanho do seu mercado — seja ele mini, ou até uma mercearia — é você quem define o tamanho de importância que ele terá para a sua clientela.

Destacar-se a e se tornar um super mercado vai muito além de ter o maior espaço do bairro. Diz respeito àquilo que você oferece de forma única para o seu público. Portanto, liberte a sua criatividade e comece a pensar em todas as estratégias que você pode aplicar em seu mercado para torná-lo num grande sucesso. Ou melhor, num super sucesso!

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Escrito por
Ingridy Oliveira

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