DIA DA MULHER: “Toda mulher tem dentro de si uma guerreira que executa milhares de papéis com maestria”

8 de março de 2021 às 15:32

Em pleno século XXI, ainda é impossível negar: o meio jurídico é — em sua grande maioria — composto por homens. Mas existem mulheres, como a Talita Cristina da Silva, que chegaram para ficar. Advogada há seis anos, Talita faz parte da Sirius Governança Empresarial LTDA, franqueada da Doutor Fiscal há um ano. 

“Sim: o meu segmento é repleto de homens. E, infelizmente, a gente percebe que o machismo está impregnado da cabeça de muitos deles. É preciso mudar a cultura machista dentro das instituições. Se o ambiente não for propício para o desenvolvimento de uma mulher, fica bem complicado”, destacou.

Para Talita, também é importante reconhecer e debater o machismo em todas as esferas — afinal, ele afeta mulheres não apenas em seus ambientes de trabalho, mas em diversas áreas das suas vidas. “A gente pode usar como exemplo a divulgação de um produto voltado para os homens. Ao invés da publicidade ser feita com a valorização da qualidade do produto, ela utiliza mulheres de roupas curtas. Isso me incomoda”, afirmou. 

Apesar das dificuldades, a franqueada garante ser privilegiada por trabalhar em um ótimo ambiente. A profissional afirma que a maior parte de seus colegas são homens, mas não se sente menosprezada por ser mulher em nenhum momento. “São homens que valorizam a nossa capacidade de ter vários papéis ao mesmo tempo: gerenciar escritório, casa, família. O meu escritório sempre teve essa cultura. Mas sei que, no mundo lá fora, é muito fácil sofrer e se decepcionar”.

Talita garante que, mesmo que ainda existam pedras no caminho, é perceptível que as mulheres já foram muito longe. Para ela, é notável o avanço dos movimentos que buscam a igualdade de gênero. “Sinto que a cultura está sendo cada vez mais modificada. Existem muitas mulheres ocupando cargos de diretoria e se desenvolvendo profissionalmente”, reflete. A advogada salienta que, em um passado não muito distante, a realidade era bem diferente. “Apesar disso, a luta ainda é grande”

Para aquelas que precisam de uma dose de coragem, Talita reforça: é preciso força para lutar pelos sonhos. “Quando temos um objetivo definido, mesmo que o caminhar seja difícil, a conquista é certa. Toda mulher tem dentro de si uma guerreira que executa milhares de papéis com maestria, dando exemplo de amor e força”, complementa.

A Doutor Fiscal reconhece e respeita a trajetória das mulheres ao nosso redor. Por isso, viemos parabenizar todas pela coragem e por estarem conquistando cada vez mais espaços. Tenha certeza: buscamos fazer a nossa parte na nossa realidade. 

compartilhe
Bruna Fonseca
Escrito por
Bruna Fonseca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Relacionados
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });