Hoje queremos apresentar para você os impostos da Páscoa. Já parou para pensar na carga tributária dos itens que consome nesse feriado? Siga a leitura deste texto e descubra!
.
Você provavelmente já ouviu alguém falar que não entende de tributos, afinal, esse assunto é — supostamente — distante de sua realidade. Porém, não se iluda: praticamente tudo que você consome contém impostos.
Queremos convidar você para entender um pouco mais sobre a carga tributária dos produtos. Para isso, vamos decifrar os impostos da Páscoa. Afinal, não é só você que gosta de receber presentes neste feriado. O Fisco também é presenteado — e não é com amor e carinho, e sim com os impactos da alta carga tributária brasileira.
Preparando a ceia e desvendando os impostos da Páscoa
Em diversas famílias, existe o hábito de não comer carne vermelha neste feriado. Por isso, que tal prepararmos um prato com frutos do mar?
Para muitos, esta é a época do ano para cozinhar algo bem saboroso com peixe. A carga tributária do alimento é de 34,48%. Além disso, 43,78% do preço do bacalhau importado são tributos.
Impressionante, não é mesmo? Como falamos anteriormente: estamos cercados de tributos!
Vamos aprimorar a nossa ceia? Com isso, traremos mais impostos da Páscoa à nossa refeição. A carga tributária do camarão é de 33,29%, seguida pelo tomate, com 16,84%, pela cebola, com 15,83%, e pela batata, com 11,22%.
Precisamos confessar: com tudo isso que já preparamos, merecemos um vinho. Caso você adquira a bebida nacional, dará ao Fisco 44,73% do valor total. Se optar pela bebida importada, a porcentagem aumenta para 59,73%.
Chegou a hora mais esperada: comer os doces!
A gente entende que, por mais que a ceia principal seja muito gostosa, o chocolate sempre ocupará um lugar muito especial na mente e no coração.
A carga tributária dos ovos de páscoa é de 38,53%. Já a colomba pascal de chocolate, 38,68%. Caso você opte por presentear aqueles que você ama com doces mais comuns, saiba que — ainda assim — o Fisco será presenteado. A carga tributária do chocolate é de 39,61%, e o bombom, 37,61%.
Dados referentes à carga tributária foram retirados do site do Impostômetro.
.