Pesquisa revela situação do cenário de franquias em meio à crise

24 de junho de 2020 às 16:33

Para 2020, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) havia previsto que o setor de franquias teria um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. No entanto, em função da crise causada pela pandemia mundial de Covid-19, o cenário atual é de preocupação e redução no faturamento.

Ao ouvir setenta e seis redes de franquias para a sua pesquisa Gestão de Crise no Franchising – 2ª Onda, a Praxis Business, empresa de consultoria em varejo, identificou que 66% desses negócios esperam sofrer quedas no faturamento anual. Em uma primeira fase do estudo —  realizada em março, logo no início da pandemia —, no entanto, essas mesmas empresas haviam se mostrado mais otimistas: 61% delas acreditavam que conseguiriam crescer ao longo de 2020.

A pesquisa também revelou que 89% das redes entrevistadas — que representam, ao todo, 16,6 mil unidades franqueadas — , estimam sofrer uma perda significativa de receita; 34% delas acreditam em uma queda superior a 20%. Ainda, em números mais críticos, 64% dessas empresas estimam ter que fechar ao menos 10% de suas unidades.

Outro dado levantado pelo estudo diz respeito à inadimplência dos franqueados para com suas franqueadoras. Um terço das redes que participaram da pesquisa afirmaram que esse índice foi de 25% nos últimos dois meses.

Para driblar os efeitos causados pela crise, 68% das franquias buscaram alguma linha de crédito. Cerca de 51% efetivamente conseguiram o empréstimo, enquanto 25% ainda esperam por aprovação.

.

Gostou dessa notícia? Acompanhe nosso blog e fique por dentro das maiores novidades tributárias para Pequenas Empresas!

compartilhe
Escrito por
Thiago Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });