Mercado de Franquias: conheça o panorama para 2020

17 de março de 2020 às 12:17

O mercado de franquias é um dos mais seguros para se investir no país. Estabelecido há alguns anos, ele se sustenta fortemente por diversos aspectos. Um deles é a Nova Lei de Franquias, que entra em vigor em agosto de 2020 e garante ao franqueado maior segurança ao abrir sua unidade. 

Semana passada, abordamos aqui no blog da Dr. Fiscal como o setor de franquias teve um ano positivo em 2019, sendo responsável pela geração de mais de 1 milhão de novas vagas de emprego. Além disso, também trouxemos no início do ano uma lista de quais são os segmentos promissores para investir em 2020 dentro do setor.

Mas não é apenas isso que torna tão atrativo investir na área. Confira agora um panorama geral do mercado de franquias em 2020.

Crescimento

Em 2019, o setor de franquias cresceu em torno de 6,4% em relação a 2018. Para 2020, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) projeta um desempenho 8% superior ao ano anterior.

Isso significa dizer uma alta de 6% no número de unidades franqueadas para 2020, com 1% a mais de redes franqueadoras em 2020.  Já nos números referentes ao emprego, a ABF prevê avanço de 6%.

O crescimento exponencialmente maior que o medido no ano anterior indica um bom momento para apostar no setor de franquias. Essa afirmação se sustenta, também, na segurança transmitida pelo mercado, já que representa um investimento em um modelo de negócios que já está firmado com sucesso — em um momento instável economicamente, existem poucas margens para erro, que são diminuídas no sistema de franquias.

Desafios

Com a expectativa positiva para o ano, algumas dificuldades tendem a aparecer, como a grande concorrência. Muitas vezes, unidades com um produto semelhante estão localizadas muito perto uma da outra (às vezes, até mesmo unidades da mesma franqueadora), o que acaba gerando uma grande disputa pelos clientes.

Com o aumento no número de opções, o jogo vira a favor dos consumidores, que antes dependiam da disponibilidade de um serviço e agora podem escolher de qual querem ser clientes. Essa mudança de mercado é benéfica para quem identificar a melhor forma de se destacar e diferenciar no mercado. 

A localização é o primeiro ponto chave: quanto mais acessível ao seu público, melhor. A especialização da marca — quando a sua franquia possui um produto de destaque e se torna conhecida por ele — também é essencial. Mas, sem dúvidas, o maior diferencial nesse momento é o tratamento recebido pelo cliente durante o atendimento, ou seja, a qualidade desse atendimento é o principal ponto de diferenciação da sua marca.

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Escrito por
Thiago Vargas

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