Facilitar o acesso de micro e pequenos negócios a soluções e serviços bancários. Esse é o objetivo do acordo de cooperação técnica firmado ontem (10/12) entre o Sebrae e a Caixa Econômica Federal.
Através da união, as duas instituições pretendem criar uma atmosfera bancária mais inclusiva aos empresários que hoje enfrentam dificuldades para obter créditos para investir em seus negócios. Além disso, o convênio ainda serviria para reduzir os riscos e os níveis de inadimplência entre os pequenos empreendimentos, construindo relacionamentos mais confiáveis e transparentes para ambas as partes.
Pelo Sebrae, serão oferecidas orientação financeira e empresarial, a fim de melhor preparar os empresários para a contratação de um crédito junto ao banco A ideia é conscientizá-los acerca dos cuidados exigidos por essas situações, e, assim, permitir que eles mantenham seus empreendimentos em competitividade. A instituição, que irá atuar como uma intermediadora entre banco e empresário, ainda prestará apoio durante os processos de estruturação do negócio, formalização documental e gestão.
Todo o suporte prestado pelo Sebrae permitirá que a Caixa Econômica, por sua vez, perceba mais claramente as necessidades desses pequenos negócios, o que lhe permitirá ser mais assertiva em sua assistência a eles. Por meio do acordo, o banco se dispõe a ofertar produtos e serviços especiais, facilitando a contratação de crédito através de procedimentos menos burocráticos. Ainda, é possível que alguma forma de tecnologia seja implantada para tornar ainda mais simples e prático o acesso às soluções bancárias.
.