Os supermercados brasileiros acumularam crescimento real de 3,94% na comparação com 2019 se considerarmos o período entre janeiro e agosto de 2020. A alta foi de 2,56 em relação a julho e de 4,44% se comparado com agosto de 2019. Os dados são do Índice Nacional de Vendas da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados).
O presidente da entidade, João Sanzovo Neto, atribui o crescimento ao fato de o setor não ter parado de funcionar em nenhum momento durante a pandemia de Covid-19 por serem atividade essencial. Com o pagamento do auxílio emergencial e outros programas de estímulo do Governo Federal, foi possível se manter próximo da projeção de 3,9% de crescimento para o ano, divulgada pela ABRAS no início do ano.
Entretanto, o Índice de Confiança, que mede o otimismo dos empresários do setor supermercadista, apresentou retração em agosto, alcançando 59,1 pontos em comparação com os 61 pontos registrados em junho. O resultado é impactado pelas incertezas econômicas geradas pela pandemia.
Fonte de referência: Portal APAS
.
Gostou da notícia? Assine nosso newsletter e receba o melhor da Dr. Fiscal diretamente em seu e-mail!