Sua empresa pode ter créditos a recuperar – e esse é só um dos impactos que uma boa gestão tributária oferece. E não só pela recuperação de impostos, é essencial enxergar a tributação como uma estratégia para alavancar seu negócio, e não como um fardo. As possibilidades tributárias são infinitas.
Boa parte dos lucros da empresa é absorvida pelos impostos. Portanto, prestar atenção nas possibilidades tributárias e otimizar as operações fiscais são estratégias que podem diferenciar sua empresa dos concorrentes. Ao maximizar a eficiência tributária, não só é possível reduzir custos, mas também liberar recursos para investimento em áreas críticas como inovação, expansão de mercado e desenvolvimento de novos produtos ou serviços.
Entenda neste texto como diferentes adequações tributárias podem beneficiar o seu empreendimento.
Recuperação de créditos tributários como estratégia
A recuperação de impostos, também chamada de recuperação tributária, é o processo que auxilia na possibilidade de resgate de valores através da avaliação dos tributos pagos indevidamente. Além disso, ela ocasiona a diminuição da carga tributária e identifica falhas em pagamentos, o que pode reduzir os riscos de autuação, multas e juros.
Empresas podem recuperar tributos indevidamente recolhidos em um prazo de até cinco anos. Para isso, é necessário um levantamento integral dos tributos pagos, corrigido monetariamente. Esse levantamento deve identificar os valores a serem atualizados com a taxa básica de juros. Após essa análise, a recuperação tributária pode ser realizada por procedimento administrativo.
Como o enquadramento fiscal adequado pode impactar sua empresa?
Os regimes tributários consistem em conjuntos de leis que regulamentam a atividade tributária de uma pessoa jurídica e definem a forma de arrecadação de impostos de uma empresa. Por meio dessas regras, os empresários sabem quais alíquotas aplicar para cada imposto, qual tipo de documentação arquivar ou declarar e quais benefícios são devidos.
Escolher o regime tributário adequado é uma das decisões mais importantes para a saúde financeira de uma empresa. Os principais regimes no Brasil são o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido. Cada um deles possui suas particularidades, e a escolha correta pode resultar em economias, enquanto o regime inadequado pode significar pagar mais impostos.
Quais os benefícios de aproveitar as isenções tributárias e outras oportunidades?
A alta carga tributária, as legislações em constante mudança e as novas regras sendo criadas diariamente são apenas algumas das dificuldades enfrentadas pelas empresas brasileiras.
Por isso, os incentivos fiscais são um dos benefícios mais conhecidos e podem ser decisivos para a sobrevivência e crescimento de uma empresa. Esses incentivos podem incluir isenções, reduções de alíquotas ou créditos fiscais para determinadas atividades ou investimentos. Estar atento e aproveitar essas oportunidades pode significar:
- Redução da carga tributária;
- Otimização de recursos;
- Utilização de incentivos fiscais para crescimento;
- Economia;
- Obtenção de vantagem competitiva.
Por que realizar um planejamento tributário para sua empresa?
Com um cenário fiscal desafiador, a elaboração de um planejamento tributário é essencial para a sobrevivência empresarial. Uma empresa sem um planejamento tributário eficiente fica vulnerável às mudanças econômicas e fiscais, além de exposta a riscos financeiros e de compliance.
O planejamento tributário pode ser definido como uma das principais ferramentas que as empresas têm à disposição para obter mais economia tributária. Ele analisa as documentações fiscais do negócio e, em até 60 dias, fornece um relatório detalhado do planejamento realizado, apontando para a escolha mais segura para o empreendimento. Como ele funciona:
• Revisa o último ano-calendário (doze meses) de lançamentos fiscais e contábeis do negócio;
• Compara os regimes do Simples Nacional, Lucro Real e Presumido e identifica o melhor e mais econômico para a empresa;
• Realiza uma projeção dos próximos três anos fiscais do negócio e indica qual o melhor enquadramento para ele nesse período.
O planejamento tributário permite que a empresa se antecipe a possíveis mudanças, minimize os custos fiscais e melhore sua competitividade. Além disso, contribui para a saúde e estabilidade do negócio a curto, médio e longo prazo, tornando-se uma ferramenta indispensável para a gestão empresarial.
Outros impactos da gestão tributária no seu negócio:
Com inúmeras ferramentas à disposição, a gestão tributária pode impactar diretamente diversos aspectos do seu negócio. Compreender essas oportunidades e agir de forma proativa pode ser determinante para a saúde e o crescimento da sua empresa. Outros impactos significativos incluem:
- Otimiza os recursos financeiros
- Melhora a conformidade Legal
- Planeja e otimiza o de fluxo de caixa
- Aumenta a lucratividade
- Evita penalidades por não conformidade com a legislação fiscal.
- Minimiza a carga tributária
- Facilita o controle e a previsibilidade dos custos tributários.
- Melhora a posição competitiva ao otimizar a estrutura de custos.
- Simplifica processos internos relacionados à gestão tributária.
Jornalista e produtora de conteúdo da Dr. Fiscal. Bacharel em Jornalismo pela PUCRS. Copywriter e entusiasta em assuntos ligados ao empreendedorismo e ao mundo tributário.