5 problemas fiscais enfrentados por pequenas empresas e suas soluções

21 de fevereiro de 2022 às 15:52

Independentemente do seu tamanho, todas as organizações passam por problemas fiscais. A única diferença está na dimensão e nos tipos de dificuldades enfrentadas. Separamos algumas das principais objeções encaradas pelas pequenas empresas — e indicamos soluções práticas para elas. Confira!

.

Prezar pelo bem-estar dos funcionários, acompanhar o estoque de produtos, realizar compras de novos itens e ainda cuidar da área fiscal de um negócio. Essas são apenas algumas das tarefas realizadas diariamente por um empresário. 

O grande leque de preocupações faz com que diversas atividades sejam realizadas de forma incorreta. No que diz respeito ao setor tributário, problemas fiscais das mais diversas origens e dimensões passam a surgir e ameaçar a sobrevivência das empresas. 

Preparamos um conteúdo especial com as 5 preocupações mais recorrentes às pequenas empresas — e pensamos em soluções especiais para superá-las. Siga a leitura do texto e confira!

Regime de tributação incorreto

Se você é empreendedor, sabe que o primeiro passo a ser dado deve ser — necessariamente — a definição de um regime tributário. É a partir dessa informação que você entenderá como e quando realizar o pagamento dos seus tributos durante todo o ano — além de definir quais contribuições precisam ser feitas. 

Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real são as três opções de regimes tributários disponíveis para os empresários. Você pode entender as diferenciações — diretamente relacionadas ao limite de faturamento — clicando aqui e conferindo o conteúdo que produzimos especialmente sobre o assunto! 

Mas por que essa escolha é tão importante e pode causar problemas fiscais, não é mesmo?

A gente responde: ao optar pelo regime de tributação errado, você pode estar pagando muito mais impostos do que o necessário para a sua realidade financeira. Esse comportamento pode trazer sérios problemas financeiros e, como consequência, o possível fechamento das portas do seu negócio.  

.

banner vermelho com o texto '10 dicas tributárias para pequenas empresas'

.

Para estar constantemente adequado à sua condição fiscal, é importante realizar um planejamento tributário anualmente. Na Dr. Fiscal, analisamos o último ano-calendário das empresas para definir qual é a melhor escolha em todos os casos. 

É importante lembrar que a mudança de regime tributário precisa ser realizada até o dia 31 de janeiro. Conheça mais sobre nosso serviço de planejamento clicando aqui

Pagamento de impostos na data incorreta: um dos mais frequentes problemas fiscais

Nós entendemos: são tantas datas de inúmeros pagamentos de tributos que fica difícil lembrar dessas tarefas em meio à correria do dia a dia. No entanto, esse erro pode trazer graves problemas. 

O atraso no pagamento de impostos causa a incidência de multas em cima do valor do tributo. Além disso, a inadimplência faz com que você e sua empresa fiquem em situação de irregularidade com o Fisco. Complicado, não é mesmo?

Aqui na Dr. Fiscal, possuímos um material mensalmente atualizado com todas as datas de pagamento de tributos — o Calendário Fiscal. Aconselhamos que você acompanhe esse conteúdo para, dessa forma, realizar um planejamento completo das obrigações que precisam ser cumpridas no mês. 

Acúmulo de tarefas

Grande parte das pequenas empresas conta com a figura única do empresário para cuidar das mais diversas atividades. No início, pela falta de retorno financeiro, essa centralização é bastante comum. Entretanto, a longo prazo, ela pode dificultar os processos. 

Ao acumular tarefas para si, o empresário assume o complexo desafio de fazer com maestria tudo aquilo a que se propõe. E, convenhamos: é impossível dar conta de tudo sozinho, não é mesmo? 

Por isso, é fundamental que — conforme a sua empresa for evoluindo em suas atividades — você contrate pessoas especializadas nas mais diversas áreas referentes ao negócio e delegue ocupações. Assim, a qualidade dos serviços prestados tende a melhorar significativamente e refletir nos seus resultados como um todo!

Dificuldade em acompanhar as mudanças tributárias

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), 5,9 milhões de normas foram editadas nos últimos 30 anos — aproximadamente 774 regras alteradas por dia útil. É humanamente impossível acompanhar tantas, mudanças, não é mesmo?

Esses dados conseguem dar a dimensão do quão difícil é manter uma empresa em conformidade com a legislação brasileira. Por isso, diversas organizações possuem processos desatualizados e, como consequência, estão correndo o risco de terem pendências com o Fisco. 

Em meio a esse contexto de complexidade fiscal, aconselhamos que você busque suporte de especialistas em tecnologia tributária como a Dr. Fiscal. Dessa forma, suas operações estarão sempre de acordo com as mais atualizadas normas do país. 

Falta de suporte tributário

Não dá para negar: o universo tributário é bastante complicado de se entender. Então, para que a sua empresa esteja em conformidade com todos os processos exigidos pela Receita Federal, é fundamental contar o suporte daqueles que são referência no assunto.

A Dr. Fiscal é especialista em oferecer soluções tributárias a pequenas empresas. Dessa forma, conseguimos transformar a forma com que essas organizações lidam com seus impostos. Corrigimos erros fiscais, proporcionamos a conformidade necessária no processo de declaração tributária e recuperamos valores que tenham sido indevidamente pagos a mais em impostos. 

.

Pode parecer difícil estar longe de problemas fiscais, não é mesmo? No entanto, fique tranquilo: nós garantimos que, com suporte de qualidade, os desafios ficam bem mais fáceis de serem enfrentados! Clique aqui, entre em contato conosco e saiba como a Dr. Fiscal pode transformar a realidade da sua empresa!

compartilhe
Bruna Fonseca
Escrito por
Bruna Fonseca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });