5 dicas tributárias para sua empresa colocar em prática ainda hoje!

21 de junho de 2023 às 10:27

Receber dicas tributárias que prometem garantir a saúde fiscal da sua empresa é sempre bom, não é mesmo? Por isso, a Dr. Fiscal separou 5 sugestões práticas e estratégicas que podem começar a ser implementadas na rotina da sua organização ainda hoje. Siga a leitura! 

.

Existem diversos motivos pelos quais as empresas brasileiras — independentemente do seu porte — devem estar atentas às questões tributárias. A complexidade do sistema tributário brasileiro e o número de regras fiscais vigentes são apenas alguns dos dificultadores. De acordo com um estudo realizado e publicado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), nos últimos 34 anos, foram editadas 38.540 normas federais referentes à temática, além de 154.030 estaduais e 273.991 municipais. 

Chocante, não é mesmo?

O levantamento concluiu, ainda, que cerca de 54 leis tributárias são criadas e/ou modificadas por dia útil no Brasil. O cenário parece bastante complicado — e, de fato, é. Empresas que desejam ser bem-sucedidas e crescer cada vez mais — sempre longe de problemas com o Fisco — precisam estar atentas às melhores práticas fiscais. 

Pensando em auxiliar você a dar esse importante pontapé inicial e iniciar hoje o seu processo de organização tributária, separamos 5 dicas imediatas para a sua empresa. Ao adotá-las, você vai potencializar o seu fluxo de caixa e transformar a realidade do negócio. Vamos lá?

1. Estruture um planejamento tributário:

Você já ouviu falar em planejamento fiscal, tributário ou contábil? Essa estratégia visa auxiliar as empresas a reduzirem os seus custos fiscais — e, o mais importante: dentro da lei. Além disso, é possível analisar se existem pagamentos de tributos sendo realizados de forma indevida — tanto a maior quanto a menor — e corrigir essas falhas antes que tragam problemas com o Fisco, bem como verificar se existem incentivos fiscais a serem aproveitados. 

Sabemos que essas análises podem ser bastante complexas — pois apenas um profissional com especialização tributária consegue ter um olhar crítico e eficaz. No entanto, essa é uma das dicas tributárias mais importantes que poderíamos dar: pensar nesse contexto garante a sobrevivência organizacional e a expansão das operações.

Reúna os profissionais contábeis da sua empresa, ou inicie a formação de uma equipe hoje mesmo. Em seguida, apresente a necessidade de organizar um planejamento tributário para o 2º semestre do ano, e para os 366 dias que sucederão esse período. Observem as despesas atuais, o regime de enquadramento tributário e as possibilidades de evolução da sua empresa. E o mais importante: conte com o suporte especializado de empresas e tecnologias nesse processo. 

A Dr. Fiscal oferece o serviço de Planejamento Tributário. Em conjunto com a sua equipe de contadores, é possível fazer esse trabalho com maestria! Verificamos seus lançamentos contábeis dos últimos doze meses e, ao compararmos os diferentes regimes tributários de forma disruptiva, conseguimos indicar qual o enquadramento mais vantajoso para os próximos três anos. 

Incrível, não é mesmo? 

2. Monte um Calendário Fiscal: 

Sabemos que grande parte dos empresários brasileiros possuem o famoso “caderninho” como melhor amigo. Nele, são anotados os compromissos do dia, os pagamentos a serem realizados e as compras que precisam ser feitas, por exemplo.

Mas, você anota as suas obrigações tributárias nele?

Insira em sua rotina o hábito de montar um Calendário Fiscal todo mês. Com esse suporte, você não terá problemas com pagamentos atrasados ou não realizados, podendo acompanhar de perto os profissionais responsáveis por essas tarefas — garantindo os pagamentos e tendo um controle cada vez maior sobre a sua operação. 

Na Dr. Fiscal, possuímos um conteúdo mensalmente atualizado com todas as obrigações tributárias do período. As informações são retiradas diretamente do site da Receita Federal. Recomendamos que você o tenha como melhor amigo! Acesse o nosso blog e escreva as datas relevantes em seu caderno. O planejamento é, com certeza, uma das partes mais importantes para garantir o sucesso de uma organização. Por isso, dedique tempo a isso. Garantimos que valerá a pena!

3. Monte uma equipe a ser especializada na área tributária: 

Geralmente, todas as empresas possuem um contador de confiança, e um advogado responsável pelas questões legais. Por vezes, o próprio empresário toma para si essas tarefas complexas. Por inexperiência ou acúmulo de funções, a gente entende: algumas coisas ficam incompletas ou sem a devida atenção. 

Como mencionamos anteriormente, ter uma equipe de contadores — e até advogados — contribui para o bom funcionamento da empresa. Organize esse time especial e proporcione troca de conhecimentos e informações sobre a temática tributária. Possuir esses colaboradores pode contribuir para tomadas de decisões rápidas e estratégicas diariamente!

Ainda que, humanamente, seja impossível acompanhar e adaptar uma organização às 54 alterações por dia útil na legislação, eles se tornam os responsáveis por liderar as questões envolvendo o assunto, estando em contato com tecnologias inovadoras e analisando possibilidades de expansão e aumento de fluxo de caixa. 

4. Separe um tempo para estudar a temática fiscal:

Você pode achar que, dentre todas as dicas tributárias compartilhadas, essa é a mais simples de todas. E, de fato, é. No entanto, ela faz toda a diferença. 

Como empresário ou responsável pelas operações de uma organização, é muito importante que você tenha uma noção de todos os assuntos que transpassam pela rotina empresarial. E o tributário é uma delas.

CEO da Dr. Fiscal, Luis Wulff sempre diz: “o tributário deixou de ser visto como um centro de custos, tornando-se um importante gerador de receitas”. Mas, para enxergar esse potencial, o seu olhar precisa estar treinado. 

Busque cursos, leia os principais portais de notícias que abordam o assunto e participe de grupos que visam debater esse cenário. Assim, você não apenas conhecerá a fundo o universo tributário, mas conseguirá contribuir de forma estratégica e garantir que a sua empresa esteja sempre em dia com o Fisco, e aproveitando todas as oportunidades existentes para o seu segmento. Estudo nunca é demais!

5. Invista em soluções tecnológicas — como as oferecidas pela Dr. Fiscal!

Para que todo o seu conhecimento tributário seja aplicável, é fundamental contar com tecnologias tributárias. Essas ferramentas permitem que todas as atualizações sejam acompanhadas em tempo real, possibilitando uma ação rápida e eficiente em todos os casos. 

Nosso propósito, desde o início da nossa história, foi garantir saúde e segurança tributária às empresas. Hoje, somos referência em soluções tributárias para pequenas empresas, transformando, a partir de sua expertise, a forma como elas lidam com seus impostos.

Por meio da nossa tecnologia, somos capazes de realizar cruzamentos entre o banco de dados dos nossos clientes e nossa plataforma própria — a qual conta, atualmente, com 5 milhões de regras fiscais e mais de 32 milhões de produtos cadastrados. Todas as atualizações nas normas tributárias são monitoradas e inseridas na ferramenta. 

Permitimos às pequenas empresas do Simples Nacional e Lucro Presumido a chance de corrigir erros fiscais, ter mais conformidade no processo de declaração tributária e ainda recuperar valores que tenham sido indevidamente pagos a mais em impostos.

.

Em conjunto com os seus contadores de confiança, podemos formar uma equipe imbatível — sempre atenta às atualizações e às melhores oportunidades para o seu segmento. Deseja conversar com um de nossos especialistas? Clique aqui e entre em contato conosco. Será um prazer auxiliar você a driblar a complexidade tributária e alavancar os seus resultados! 

compartilhe
Bruna Fonseca
Escrito por
Bruna Fonseca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });