Simples Nacional divulga que não ocorrerá expulsão de empresas inadimplentes em 2020

29 de julho de 2020 às 18:01

Em uma medida para combater os efeitos econômicos da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, o Fisco atendeu pedido do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para que, em 2020, não ocorra o processo de expulsão de empresas inadimplentes do Simples Nacional.

Apenas em 2019, mais de 730 mil contribuintes foram notificadas para exclusão do regime devido a dívidas com o Fisco. No total, 224 mil quitaram seus débitos e 506 mil foram, de fato, excluídas. Ao todo, a dívida total de 2019 era de R$ 21,5 bilhões — apenas R$ 5,2 bilhões foram recuperados pelo Fisco.

Anualmente, as empresas que, porventura, não pagarem todas as suas dívidas recebem uma notificação do Simples Nacional e, caso não efetuem o pagamento dos valores devidos dentro do prazo estipulado, ocorre a expulsão de empresas inadimplentes. Normalmente, os termos de exclusão são enviados em setembro.

A medida adotada representa um passo importante na recuperação dos pequenos negócios que tiveram prejuízos durante a paralisação. Um levantamento conjunto entre o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas estima que a perda de faturamento média foi de 70% na primeira semana de abril e 51% no final de junho.

.

Gostou da notícia? Assine nosso newsletter e receba o melhor da Dr. Fiscal diretamente em seu e-mail!

compartilhe
Escrito por
Dr Fiscal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Relacionados
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });