Contabilidade para quê? As empresas realmente precisam?

22 de agosto de 2019 às 14:16

Por não ser uma obrigação instituída por lei, muitas empresas sequer cogitam a contratação de um contador. E no contexto de micro e pequenas empresas, a percepção da necessidade por investimentos em contabilidade é ainda menor. 

Para os empreendedores destes negócios, serviços contábeis não passam de meras burocracias; custos desnecessários que poderiam ser revertidos em outras melhorias mais urgentes para a empresa.

Mas será que a contabilidade é tão dispensável assim?

A resposta é: não. E para que você entenda o porquê da contabilidade ser tão importante, e, assim, repense as práticas que aplica nessa área do seu negócio, vamos lhe explicar neste texto como um bom suporte contábil pode influenciar o sucesso de uma empresa. Confira: 

Contabilidade é muito mais que só impostos

No imaginário popular, o papel da contabilidade é apenas realizar cálculos, preencher guias e formulários de impostos e nada mais.  Bem, de fato essas funções são exercidas pelos profissionais da área contábil, mas todo o valor e importância do trabalho deles não podem ser resumidos a elas somente. 

Desde a abertura até um possível encerramento do negócio, a contabilidade exerce papéis tão amplos e indispensáveis que abrir mão dela pode ser uma decisão comprometedora para a saúde da empresa. 

Então, para que você tenha certeza que a contabilidade é muito mais do que apenas impostos, conheça alguns pontos em que o trabalho de um contador pode lhe ajudar:

1. Escrituração Fiscal e Contábil

Com exceção aos Microempreendedores Individuais, todas as empresas do Brasil precisam manter a escrituração contábil e fiscal em dia. E nós sabemos que o sistema tributário do nosso país é bastante complexo e burocrático, sendo assim, ainda que seu regime seja o Simples Nacional, por exemplo, lidar com estas questões pode ser bastante difícil. 

Neste ponto, ter o auxílio de um contador é muito útil. Ele será a pessoa mais capacitada para te ajudar com isso. E entre as responsabilidades desse profissional no que compete ao cuidado da escrituração fiscal e contábil, podemos citar as seguintes: 

  • registro de notas fiscais;
  • apuração dos impostos e contribuições;
  • preenchimento dos livros contábeis;
  • realização de balancetes;
  • envio de obrigações acessórias.

2. Demandas Específicas

Além de cuidar dos dados tributários e contábeis da sua empresa, o contador ainda pode contribuir com o desenvolvimento de vários outros aspectos do seu negócio, tais como:

Valorização de estoque

  • Mostrando excessos ou lacunas que possam prejudicar o faturamento da sua empresa;
  • Analisando e comparando preços e taxas entre os fornecedores, a fim de realizar compras mais econômicas;
  • Definindo preços mais competitivos para a comercialização de produtos e/ou serviços.

Fluxo de Caixa

  • Analisando os registros de entrada e saída do capital empresarial, a fim de prever lucros ou possíveis prejuízos;
  • Desenvolvendo estratégias para otimizar o desempenho do seu negócio.

Obtenção de Crédito:

  • Emitindo e preparando toda a documentação necessária para solicitar empréstimos ou financiamentos em instituições bancárias;
  • Avaliando os pontos positivos e negativos de propostas comerciais;
  • Comprovando dados contábeis da empresa para a aquisição de linhas de crédito diferenciadas.

Planejamento Tributário:

  • Verificando qual regime tributário será mais vantajoso para o negócio;
  • Examinando possíveis riscos de autuações ou multas.

Preciso de um contador, e agora?

Agora que você conhece melhor quais as diferentes maneiras pelas quais a contabilidade pode contribuir com o seu negócio, fica mais fácil perceber o quanto a sua empresa precisa dela, não é?

Porém, nesse ponto, surge uma outra dúvida: como escolher o contador ideal? 

Existem várias opções de serviços contábeis disponíveis hoje no mercado. Você pode contratar profissionais freelancers, contadores independentes, ou até mesmo consultorias especializadas no assunto. E para definir qual o modelo de assistência melhor se adequará às necessidades da sua empresa, antes é preciso conhecê-las bem, para então, com base nesses dados, pesquisar pelos profissionais que mais se alinham a tais demandas. 

Além disso, também é muito importante buscar por profissionais que estejam familiarizados com o seu tipo de negócio. Quanto mais a experiência de um contador ou consultoria contábil se demonstrar capaz de satisfazer as necessidades do seu empreendimento, melhor. 

Assistência Especializada

A Dr. Fiscal, por exemplo, é especializada em cuidar da saúde tributária das micro e pequenas empresas. Com o nosso serviço de contabilidade inteligente, nós disponibilizamos o que há de mais moderno em tecnologia para auxiliar estes empreendedores em todas as atividades contábeis do dia a dia. 

Por meio de uma inteligência artificial inovadora e de consultores especializados em aspectos fiscais dos regimes do Simples Nacional,  Lucro Real e Presumido, asseguramos um crescimento forte e consistente para estes negócios. 

Entre em contato conosco para uma avaliação gratuita e descubra o que podemos fazer por sua empresa! 

compartilhe
Escrito por
Ingridy Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });