A verdade sobre ser dono do próprio negócio

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Todo mundo, em algum momento da vida, já deve ter imaginado, mesmo que por poucos segundos, como seria ter um negócio para chamar de seu. Uma confeitaria, loja de roupas, estética, restaurante… São tantas as possibilidades de empreender, e, por isso, é quase impossível não ficar ao menos curioso com a ideia de abrir uma empresa.

E muitas dessas ideias acabam por se tornar realidade. Uma pesquisa divulgada pelo SEBRAE, em 2017, mostrou que existem 49.332.360 empreendedores no Brasil. Esse número equivale a uma parcela de 36,4% da população adulta do nosso país.

São muitas pessoas, com iniciativas incríveis, batalhando para construir seus sonhos e transformar não só as suas próprias vidas, mas a vida de seus clientes também.

Contudo, ser dono do próprio negócio não é um mar de rosas. Ser um empreendedor significa ter muito trabalho. E é importante que todos aqueles que pretendem ingressar nesse mundo tenham conhecimento de todas as implicações não muito felizes de ser um empresário.

O que ninguém te conta

Administrar a própria empresa é incrível, sim. Mas, infelizmente, ao contrário do que muitos pensam, não se trata apenas de uma vida cheia de regalias. E, hoje, a Dr. Fiscal vai precisar te contar a verdade, assim você vai saber o que poderá ter de enfrentar. Nós vamos te mostrar o lado não tão feliz de ser dono do próprio negócio. Mas não desanime, não, porque as dicas são para te ajudar!

1. Donos trabalham muito

Quando pensamos em alguém que é dono de uma empresa, é bastante comum imaginarmos alguém que tem mais tempo livre que os demais, que pode descansar sem pressão, e que ganha bastante dinheiro sem muito esforço. Porém, esse pensamento está um pouco longe da verdade. Para manter o próprio negócio, e lucrar com ele, é preciso trabalhar. E muito.

Férias, folgas, finais de semana são coisas que, pelo menos nos primeiros anos de vida da sua empresa, serão bem raras. Como dono, você trabalhará muito além do que oito horas por dia; muito além do que seus próprios funcionários. Afinal, é o seu projeto que está em jogo.

Isso não significa que você nunca mais irá descansar; apenas é um lembrete para você não se assustar quando precisar sacrificar algumas noites de sono. Mas lembre-se: todo esforço será recompensado.

2. Você vai pensar em desistir

Não acredite estar fracassando, caso pense em desistir. Ao contrário do que muitos pensam, esse não é um sinal de fraqueza.

É perfeitamente natural que pensamentos negativos surjam quando estamos diante de desafios novos. E o que mais deve importar não são esses momentos de dúvida, mas sim as grandes lições e aprendizados que você pode obter a partir deles.

Quando isso acontecer, busque renovar suas energias do jeito que for melhor pra você. Ouça música, saia para espairecer, tire um tempo para descansar, mas é importante que você entenda que não há nada errado em admitir seu cansaço ou receios. A partir disso, será mais fácil enxergar novas saídas.

3. Problemas virão

Problemas são inevitáveis, em qualquer aspecto de nossas vidas. Ao abrir o seu negócio, não será muito diferente.

Você vai ter que lidar com muita burocracia, com muitos imprevistos e cobranças, e essa parte, infelizmente, nunca acaba. O que muda é que, com o tempo, você vai se tornar especialista em solucionar estes problemas.

Aos poucos você vai saber exatamente como negociar com o fornecedor, ou como administrar as finanças da empresa; a preencher corretamente os inúmeros formulários solicitados pelos órgãos fiscalizadores e como lidar com prazos apertados.

Problemas virão. Você pode trabalhar para preveni-los, mas, ainda assim, eles poderão surgir a qualquer momento. E, quando eles surgirem, você deve se lembrar de que, por mais assustadores que eles sejam, você vai aprender a lidar com eles. Aliás, lembre-se também, de que não é preciso ter vergonha em buscar ajuda.

Existem pessoas cujo trabalho é justamente ajudar você a cuidar de sua empresa, logo, você pode e deve consultá-las sempre que julgar necessário.

Recompensas

Não se assuste com as verdades deste texto. Este não é nosso objetivo. Apenas queremos lhe ajudar a preparar-se para lidar com os desafios de ser um empreendedor.

Como dono do seu próprio negócio, você precisa, pode e deve sonhar grande, mas sem esquecer que na vida real nem tudo é fácil. Por isso é sempre bom estarmos preparados para lidar com os obstáculos do dia a dia.

Lembre-se que todo o empenho e dedicação que você depositar em sua empresa serão recompensados, mas tudo acontecerá aos poucos; com um ritmo singular. Procure não se apressar e acredite: valerá a pena.

Apoio essencial ao seu negócio

E se você precisar de ajuda, pode contar conosco!

A Dr. Fiscal possui as melhores soluções para cuidar da saúde da sua empresa, garantindo que ela cresça cada vez mais, com força e vigor!

Entre em contato e descubra o que podemos fazer por você!